São Paulo reduz intervalo entre doses da vacina da AstraZeneca
ReutersO Governo de São Paulo decidiu antecipar o intervalo de aplicação da segunda dose da vacina da AstraZeneca de 12 para oito semanas. Com a medida, cerca de 400 mil pessoas se tornam aptas no estado a tomar a vacina e completar o ciclo vacinal a partir desta quarta-feira (27).
A previsão é beneficiar adultos com idade entre 18 e 24 anos que já haviam recebido a primeira dose da vacina e ainda esperavam a conclusão do intervalo de 12 semanas para a aplicação da segunda dose. Além deles, cerca de 1 milhão de pessoas não compareceram aos postos para tomar a segunda dose da vacina da AstraZeneca e estão entre os 4 milhões de atrasados que não completaram o ciclo vacinal.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a última remessa de doses da vacina da AstraZeneca foi distribuída na terça-feira (26). A antecipação já havia sido definida pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde em anúncio do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, no último dia 15.
O Governo de São Paulo, responsável pela estratégia regional de aplicação das vacinas, agora passa a seguir a orientação nacional, portanto.
Nas últimas semanas, o governador de São Paulo, João Doria, anunciou também a redução do intervalo de aplicação da vacina da Pfizer contra a Covid-19, que passou para 21 dias no estado. A medida vale para a população com mais de 18 anos.