Novo Coronavírus

São Paulo São Paulo inicia vacinação contra a gripe em 468 escolas da capital

São Paulo inicia vacinação contra a gripe em 468 escolas da capital

Imunização acontece exclusivamente em estabelecimentos de educação; prefeitura espera proteger mais de 5 milhões de pessoas

Campanha de vacinação contra a gripe inicia nesta segunda (12) em escolas

Campanha de vacinação contra a gripe inicia nesta segunda (12) em escolas

Foto: José Aldenir/Folhapress 9/4/21

A campanha de vacinação contra a influenza na cidade de São Paulo começa nesta segunda-feira (12) e acontecerá exclusivamente em 468 estabelecimentos de educação como EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil), escolas estaduais e CEIs (Centros de Educação Infantil), segundo a prefeitura.

De acordo com a gestão municipal, o objetivo da medida é ampliar o acesso à vacina e dobrar o número de postos de vacinação. Os endereços podem ser conferidos no site Vacina Sampa.

A vacinação contra a influenza reduz complicações e a mortalidade provocada pelo vírus no público-alvo da campanha, segundo o Ministério da Saúde. Além disso, a imunização facilita o diagnóstico diferencial entre covid-19 e outras doenças respiratórias causadas pela Influenza e evita internações e sobrecarga no sistema de saúde. 

Ainda de acordo com o ministério, a vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, vai auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico de gripe, já que os sintomas são parecidos com os da covid-19.

A imunização acontece em três etapas a partir desta segunda, com previsão de encerramento em 9 de julho. A expectativa é vacinar mais de 5 milhões de pessoas com a dose única.

Últimas