O Estado de São Paulo, que sofre há semanas com queimadas nas regiões do interior, teve 1.408 focos de incêndio controlados nos últimos 15 dias, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (21) pelo governador João Doria.
Para conter as queimadas, como informou o governador, foi necessária a atuação de 1.600 bombeiros, 400 viaturas da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, 13 helicópteros, 8 drones e 4 aviões de combate às chamas.
De acordo com Doria, o programa Agro Legal, lançado na última semana, ampliará a proteção ambiental em São Paulo de 23% para 26%.
“O combate às queimadas é uma ação sazonal, regular e obrigatória dos governos que preservam o meio ambiente. Estamos empenhados em aumentar a cobertura vegetal do Estado”, disse o gestor, que cumprimentou a atuação dos Bombeiros, da Polícia Ambiental, da Polícia Rodoviária Militar, da Defesa Civil e dos voluntários treinados pelo Corpo de Bombeiros no combate às chamas no interior de São Paulo.
O número de focos de incêndio em São Paulo mais que dobrou entre 1º de janeiro e a última quarta-feira (15), na comparação com o mesmo período de 2019.
De acordo com dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a alta registrada foi de 106%: até a última quarta, o acumulado de focos em 2020 era de 4.293, contra 2.080 no período em 2019.
Mesmo restando ainda pouco mais de três meses para o fim do ano, 2020 já tem o pior ano para queimadas desde 2014, quando 4.490 pontos de incêndio foram identificados no Estado ao longo dos 12 meses.