Novo Coronavírus

São Paulo São Paulo terá retomada consciente e gradual em 5 fases, diz governo

São Paulo terá retomada consciente e gradual em 5 fases, diz governo

Grande São Paulo se encaixa na fase um, que abrange também as regiões da Baixada Santista e de Registro. Capital paulista está na fase dois

  • São Paulo | Do R7

Governo de SP anuncia retomada gradual e consciente de setores

Governo de SP anuncia retomada gradual e consciente de setores

MISTER SHADOW/ASI/ESTADÃO CONTEÚDO- 19/05/2020 - 14:32

A secretária de desenvolvimento econômico do estado de São Paulo, Patrícia Ellen, afirmou que a "retomada consciente", anunciada pelo governo, ocorrerá por meio de fases. "Teremos a fase vermelha, que é de alerta máximo, a fase dois de controle, a três, de flexibilização, fase quatro, de abertura parcial com restrições e a fase cinco com setores em funcionamento com medidas de higiene", explicou. 

A secretária informou detalhes de como será realizada a abertura gradual anunciada pelo governador João Doria, nesta quarta-feira (27), da atividade econômica no estado de São Paulo. Segundo o governo, a flexibilização ocorrerá de forma gradual e heterogênea, de acordo com a evolução da pandemia em cada região.

"No dia 22, anunciamos o Plano São Paulo baseados em seis pilares, de saúde e economia e da sociedade, com um olhar granular por regiões e municípios. Assim foi feito", afirmou Patrícia Ellen. 

A primeira fase "de resposta" visa, segundo a coordenadora do Conselho Econômico de São Paulo, Ana Carla Abrão, lidar com uma situação ainda preocupante, mas também uma questão econômica de uma queda na produção, queda no PIB e um desemprego recente. "Olhamos capacidade hospitalar para responder onde podemos flexibilizar", explica. 

A Grande São Paulo está na fase 1, que abrange também as regiões da Baixada Santista e de Registro. Nesses casos, só podem operar, além dos serviços considerados essenciais, atividades de construção civil e de indústria não essencial.

A cidade de São Paulo se encaixa na fase 2, assim como as cidades da região de Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto, Franca, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, Piracicaba, Campinas, Taubaté e Sorocaba. Nesta fase, podem ser reabertos, porém com restrições, escritórios, concessionárias, atividades imobiliárias. shopping centers e comércio.

A fase 3 valerá para os municípios da região de Bauru, Presidente Prudente, Barretos e Araraquara, São Paulo. Neste estágio, podem operar, sem restrições, atividades imobiliárias, concessionárias e escritórios, e com restrições, bares, restaurantes e similares, comércio, shopping centers e salões de beleza.

Ainda não há municípios nas fases 4 e 5. Na fase 4, há apenas uma mudança em relação à fase 3, que é a abertura, com restrições de academias.

Na fase cinco, todas as atividades são retomadas sem restrições. Apenas neste estágio podem ser reabertos teatros, cinemas e espaços públicos. Também apenas na fase 5 podem ser promovidos eventos que provoquem aglomeração, como os esportivos.

Conheça as cinco fases para retomada de atividades

Fase 1 (alerta máximo): fase de contaminação, com liberação apenas para serviços essenciais;
Fase 2 (controle): fase de atenção, com eventuais liberações;
Fase 3 (flexibilização): fase controlada, com maior liberação de atividades;
Fase 4 (abertura parcial): fase decrescente, com menores restrições;
Fase 5 (normal controlado): dase de controle da doença, liberação de todas as atividades com protocolos).

Divulgação Governo de SP

Últimas