São Paulo Sem feriado, prefeitura amplia rodízio e tenta evitar caos; veja todas as alterações da cidade nesta segunda

Sem feriado, prefeitura amplia rodízio e tenta evitar caos; veja todas as alterações da cidade nesta segunda

Faixas exclusivas de ônibus terão horários estendidos e ruas da cidade terão bloqueios

Sem feriado, prefeitura amplia rodízio e tenta evitar caos; veja todas as alterações da cidade nesta segunda

Último jogo da seleção registrou trânsito acima da média e ruas e estações do metrô ficaram lotadas

Último jogo da seleção registrou trânsito acima da média e ruas e estações do metrô ficaram lotadas

Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo/17.06.14; Daia Oliver, do R7; Eduardo Enomoto, do R7

Após não conseguir aprovar na Câmara dos Vereadores um feriado em São Paulo nesta segunda-feira (23) a prefeitura anunciou uma série de medidas e alterações na rotina da cidade para tentar evitar o caos que ocorreu no último jogo do Brasil — quando São Paulo registrou mais de 300 km de lentidão no meio da tarde.

Nesta segunda-feira, a partida do Brasil contra Camarões, marcada para as 17h no Mané Garrincha (DF), coincidiu com a volta do feriado prolongado de Corpus Christi e jogo na Arena Corinthians entre Chile e Holanda, marcado para as 13h. Segundo o prefeito, todos esses fatores podem causar congestionamento atípico na cidade. 

Diante disso, veja todas as medidas e fique atento às alterações da cidade:

Trabalho

O prefeito Fernando Haddad declarou ponto facultativo para servidores municipais — exceto em atividades essenciais e pediu para que os empregadores tentem escalonar o horário de dispensa do trabalho nesta segunda. Em reunião com a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), a Fecomercio  (Federação do comércio de bens, serviços e turismo do Estado de São Paulo) e outras entidades, a prefeitura obteve um acordo.

No caso dos bancários, os funcionários trabalharão entre as 8h e 12h30. No ramo do comércio, a federação orientará as empresas — principalmente as que estão na região central de São Paulo — a dispensarem seus funcionários gradativamente, liberando mais cedo os trabalhadores que moram mais longe do trabalho. Já nas empresas da construção civil, a orientação é a dispensa duas horas antes da partida do Brasil.

Rodízio

Uma das primeiras medidas anunciadas pela prefeitura para tentar diminuir o trânsito na cidade foi a ampliação do rodízio de veículos. Nesta segunda-feira carros com placas de final 1 e 2 não rodam das 7h às 20h.

Transporte

No transporte público, a prefeitura informa que nesta segunda-feira toda a frota de ônibus da capital funcionará desde o início da tarde com a capacidade de horário de pico, para dar mais opções para quem utiliza o transporte público.

Leia mais notícias de São Paulo

Trânsito caótico em SP antes de jogo já era esperado, diz secretário

Além disso, a operação das faixas exclusivas para ônibus que operam somente nos horários de pico irá funcionar por todo o dia. Na região de Itaquera, apesar dos bloqueios por conta da operação de acesso ao estádio, uma das vias que ficou fechada nos dois primeiros jogos da Arena Corinthians, a avenida José Pinheiro Borges estará aberta em ambos os sentidos para os ônibus.

A prefeitura fará também, a partir das 12h, a operação e instalação das faixas reversíveis para carros que já opera em horários de pico, como acontece diariamente na avenida Radial Leste.

Vila Madalena

O popular bairro da zona oeste virou, desde o início da Copa, um dos principais pontos de encontro de torcedores. No entanto, o excesso de gente e de lixo no bairro causou transtornos para moradores e dificultou a vida de quem precisa transitar pela região. Somente após a última partida do Brasil, a prefeitura recolheu 40 toneladas de lixo no bairro.

Para organizar a grande concentração de turistas na região da Vila Madalena, a prefeitura já havia informado que tomaria medidas em relação à limpeza pública, trânsito e fiscalização. A Subprefeitura de Pinheiros contará com reforço na equipe de fiscalização de comércio ilegal e do PSIU (Programa de Silêncio Urbano). Além disso, as equipes de varrição entrarão mais cedo.

Nos fins de semana, dias de jogos do Brasil e de partidas na Arena Corinthians, além dos 40 banheiros químicos que ficarão permanentemente nas ruas da região, outros 40 serão instalados. Também nessas datas, a CET realizará bloqueios em nove pontos do bairro a partir das 13h para o tráfego de veículos. Cruzamentos das ruas Wisard, Girassol, Aspicuelta, Simão Alvares, Ministro Costa e Silva, Mourato Coelho, Inácio Pereira da Rocha, Moraes, Wisard, Fradique Coutinho, Purpurina e Fidalga terão bloqueios (veja mapa). Moradores serão credenciados para que possam acessar suas casas. 

Veja os bloqueios que serão feitos no bairro:

Fifa Fan fest

Uma operação de macrobloqueio impedindo a circulação de veículos particulares por ruas do entorno da Fifa Fan Fest, no Vale do Anhangabaú será implantada. O bloqueio, que não serve para pedestres ou ônibus, começa a partir das 11h e deve durar até as 21h.

Os trechos bloqueados são: rua Xavier de Toledo com avenida São Luís; viaduto do Chá em toda a sua extensão; praça Ramos de Azevedo com rua Conselheiro Crispiniano; fechamento do acesso de pedestres sob o Viaduto do Chá  junto à rua Formosa — neste caso, a orientação é subir a escada rumo à praça Ramos.

Fan Fest de SP une brasileiros, mexicanos, ingleses e argentinos

A entrada do parque Anhangabaú deverá ser feita pelas escadas da rua Líbero Badaró. Pessoas com deficiência deverão acessar pela avenida São João.

Se houver aglomeração de público na rua Líbero Badaró, a via também será bloqueada juntamente com a rua Boa Vista a partir da praça da Sé.

Itaquera

O esquema especial de trânsito na região de Itaquera para a realização da partida entre Holanda x Chile, prevê a ativação dos mesmos bloqueios operacionais em toda a região do estádio — que começarão pelo menos seis horas antes do início da partida. A operação está sendo feita em conjunto com a Polícia Militar.

O perímetro da área de restrição veicular é formado pelas seguintes vias: rua Doutor Luís Aires (Radial Leste), sentido bairro, a partir do túnel Águia de Haia; avenida José Pinheiro Borges (Radial Leste), sentido centro, desde o viaduto Cassiano Gabus Mendes; avenida Calim Eid, sentido bairro, a partir do viaduto Milton Leão; avenida Itaquera, sentido bairro, junto à rua César Diaz; avenida Miguel Inácio Curi, sentido centro, 200 metros após a avenida Itaquera; rua Tomazzo Ferrara, sentido centro, junto à rua Castelo do Piauí.

A Radial Leste, junto ao túnel da avenida Águia de Haia, será bloqueada ao tráfego em dias de jogos. Portanto, todos os veículos que seguem no sentido bairro serão desviados para o túnel Águia de Haia. Nesses dias, o túnel vai operar em sentido único de direção até o cruzamento com a avenida dos Campanellas. Para chegar ao estádio, a recomendação é para que os torcedores utilizem o transporte público.

Confira os bloqueios para veículos na região: