São Paulo Slam da Guilhermina comemora cinco anos de atividade no próximo dia 17

Slam da Guilhermina comemora cinco anos de atividade no próximo dia 17

Batalha de poesia ao lado da estação do metrô, na zona Leste, acontece uma vez por mês

  • São Paulo | Juca Guimarães, do R7

A esperança é a última que morre e a primeira que floresce. Mensalmente um grupo cada vez mais e poetas, escritores, rimadores e criativos em geral se juntam ao lado da estação Guilhermina-Esperança, da linha vermelha do metrô, para o Slam da Guilhermina

O encontro literário ao ar livre e repleto de pensamentos livre acontece, tradicionalmente, na última sexta-feira do mês. Porém, na próxima sexta, dia 17, será uma noite muito especial, o Slam da Guilhermina vai comemorar cinco anos de existência e resistência. Na quarta (15), acontece também uma edição especial do slam no Sesc Belenzinho, com entrada gratuita, quando será lançado a antologia “Slam da Guilhermina 3.0".

Chegar no Slam da Guilhermina é a coisa mais fácil do mundo. Saindo da plataforma do metrô, é só seguir para o lado esquerdo da catraca. Como dizia o Leão da Montanha, no desenho animado dos anos 80, "Saída pela esquerda".

Com organização coletiva e participação livre, o Slam da Guilhermina é um importante ponto de cultura da cidade e já ganhou prêmios e incentivos públicos importantes como:  VAI (2013), Proac Saraus Culturais (2014) e Prêmio Milton Santos 2016.

Para participar das batalhas do slam é preciso levar três textos autorais, sem acompanhamento musical. A apresentação de cada texto não pode ultrapassar o tempo limite de três minutos. Os vencedores ganham prêmios que são, geralmente, livros, CDs ou DVs, mas a grande recompensa mesmo é sensação de alma leve e cheia de poesia que o slam compartilha com todos. 

No esquenta, antes das bartalhas, acontece a Roda Livre, para que o público participe declamando textos, autorais ou não. Nessa parte da festa também vale música. 

Confira a página do Slam da Guilhermina no Facebook. O endereço para quem for de carro é rua Astorga, 774, Vila Guilhermina, zona Leste. A festa dos cinco anos do slam vai começar às 20h. 

O evento no Sesc Belenzinho, na quarta, quando será lançado o livro acontece também a partir das 20h. O endereço é rua Padre Adelino, 1.000, Belenzinho.

As batalhas de poesias acontecem uma vez por mês

As batalhas de poesias acontecem uma vez por mês

Rodrigo Motta/Divulgação

Últimas