Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

SMS vai avisar sobre carteira vencida

Mensagem traz a data de vencimento e o site do Detran, onde há detalhes de como proceder

São Paulo|

Desde segunda-feira (25), o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito) recorre a mensagens de celular para lembrar os motoristas de renovar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). O conteúdo do SMS traz a data de vencimento do documento e o endereço eletrônico do órgão, onde há detalhes de como proceder.

Quem tiver interesse em receber esse informativo precisa preencher um formulário no site. Um projeto-piloto foi colocado em prática entre o fim de janeiro e o início deste mês com 1.224 celulares. O Detran informou na segunda (25) que 180 mil pessoas já haviam se cadastrado no novo serviço. Na página da autarquia, após enviar os dados pessoais, como o número do telefone, o interessado deve escolher a opção autorizo receber mensagens SMS, na parte inferior da solicitação.

Desde junho do ano passado, o órgão já envia cartas para motoristas cujas carteiras estão prestes a expirar — 2 milhões delas já foram remetidas. Antes, em junho de 2011, o Detran-SP começou a expedir cerca de 50 mil correspondências mensalmente para os motoristas em processo de primeira habilitação que estão perto de obter a CNH definitiva.

Prefeitura deve usar GPS na medição de trânsito

Publicidade

Autoescolas fraudavam exame com dedos falsos

Leia mais notícias de São Paulo

Publicidade

Segundo o Detran, os torpedos serão repassados aos motoristas até 30 dias antes da data de vencimento da CNH, o que fará com que a pessoa tenha cerca de dois meses para renovar a habilitação. Isso porque o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) garante a possibilidade de dirigir com a carteira vencida por 30 dias.

Após esse limite, o condutor que for parado com o documento desatualizado leva multa por infração gravíssima de R$ 191,54 e recebe sete pontos na CNH. O veículo ainda é recolhido — até que uma pessoa habilitada possa pegá-lo — e a carteira fica retida.

Publicidade

Ao longo do ano, o Detran-SP tentará incluir no serviço de SMS mais facilidades, como avisos sobre a pontuação por multas no prontuário do motorista e o mês em que deve ser feito o licenciamento. Desse modo, a expectativa é de que sejam repassadas aproximadamente 6,5 milhões de mensagens de celular a cada ano, a um custo de cerca de R$ 1 milhão.

O diretor-presidente do órgão, Daniel Annenberg, ressalta que a nova medida é uma forma de "ampliar o contato com os usuários" e de tentar melhorar a qualidade dos serviços.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.