Novo Coronavírus

São Paulo SP antecipa vacinação de idosos de 67 anos para segunda-feira (12)

SP antecipa vacinação de idosos de 67 anos para segunda-feira (12)

Estado adiantou também imunização de profissionais da educação, que receberão fármaco a partir de sábado (10); veja as novas datas

  • São Paulo | Do R7

SP antecipa vacinação de idosos de 67 anos para segunda-feira  (12)

SP antecipa vacinação de idosos de 67 anos para segunda-feira (12)

Reprodução/Showmetech

O estado de São Paulo anunciou, nesta sexta-feira (9), que o início da vacinação contra o coronavírus para idosos com 67 anos foi antecipado em dois dias e irá começar na próxima segunda-feira (12). A informação foi dada pelo vice-governador do estado, Rodrigo Garcia, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo (SP).

Inicialmente, a vacinação estava prevista para o dia 14 de abril, mas, com as novas liberações de imunizantes pelo Instituto Butantan, a data pode ser antecipada. A estimativa do governo é vacinar 350 mil pessoas nesta faixa etária.

Já a imunização de pessoas com 65 e 66 anos continua prevista para o dia 21 de abril. O governo irá imunizar mais 760 mil idosos neste grupo. 

Dados do vacinômetro em São Paulo apontam que o estado aplicou, até o momento, 7.395.282 doses, sendo 5.159.637 inejções de primeira dose e 2.069.353 de segunda.

Profissionais da educação

O governo também antecipou a vacinação dos profissionais de educação infantil e médio, com mais de 47 anos, para este sábado (10). Todos os profissionais da rede regular municipal, estadual, federal e particular podem tomar a primeira dose do imunizante.

Serão vacinados professores, merendeiras, auxiliares de limpeza, cuidadores, diretores e vice-diretores, secretários e coordenadores.

De acordo com o governo paulista, mais de 465 mil profissionais da Educação já fizeram o cadastro na plataforma Vacina Já Educação.

Porém, destes, apenas 279,5 mil fazem parte do público-alvo da campanha. O secretário de Educação do estado, Rossieli Soares, alertou porém que apenas 153,5 mil deles já tiveram o cadastro validado pelos diretores das escolas e estão aptos a serem vacinados.

Cadastro no Vacine Já e WhatsApp

Para agilizar a vacinação, os interessados podem realizar um pré-cadastro no site Vacina Já. O acesso pode ser feito pelos familiares dos idosos ou qualquer pessoa que integra os públicos previstos na campanha de imunização.

A ferramenta ajuda a agilizar o atendimento e a evitar aglomerações. De acordo com a secretaria estadual de Saúde, o cadastro não é um agendamento e o uso não é obrigatório, mas utilizá-lo contribui para melhorar a dinâmica dos serviços de saúde e o atendimento à população.

A população também pode realizar o pré-cadastro para a vacinação contra a covid-19 por aplicativo de mensagem. A medida economiza 90% do tempo na hora de se vacinar, evitando filas e aglomerações nos postos de vacinação, segundo o governo do estado.

Seguindo a ordem etária de disponibilização das vacinas, as pessoas podem acessar a página do WhatsApp do Governo do Estado ou enviar mensagem diretamente pelo número: (11) 95220-2923.

Últimas