Novo Coronavírus

São Paulo SP: Centro de Contingência estuda testagem para comércio e serviços

SP: Centro de Contingência estuda testagem para comércio e serviços

Órgão analisa estratégias específicas para reduzir aumento de transmissão da covid-19 para lazer, comércio e serviços 

  • São Paulo | Do R7

Setores de comércio e serviços podem ter testagem em massa

Setores de comércio e serviços podem ter testagem em massa

Karen Fontes / Estadão Conteúdo / 08.05.2021

O Centro de Contingência de Covid-19 de São Paulo estuda a possibilidade de testagem em massa contra a covid-19 para segmentos específicos. O secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn , afirmou nesta quarta-feira (12), que setores de lazer, comércio e serviços solicitam ao governo formas de ajuda para continuar suas atividades econômicas.

"Eles solicitam formas de continuar progredindo na possibilidade de ampliação de trabalho. Estamos criando ferramentas de acompanhamento e monitoramento desses setores. Essas estratégias não ocorrerão para toda a população e todos os setores da mesma forma, acontecerão pontualmente e darão a possibilidade de entender os setores específicos para que medidas sanitárias pontuais sejam tomadas e não obrigatoriamente para toda a população", informou. 

Gorinchteyn ressaltou o que o estado precisa se adaptar às limitações impostas pela covid-19, da mesma forma como ocorreu com a H1N1. "As vacinas vão fazer parte dos calendários vacinais dos grupos etários. Essa convivência com a covid-19 nos exige conhecer melhor as dinâmicas vírus e tomar medidas mais eficientes em relação a setores expecíficos e não para toda a população", disse.

De acordo com Gorinchteyn, deve haver um alinhamento entre as secretarias de Saúde, Desenvolvimento Regional e Econômico para se fazer acordos e tratativas setores e municípios para diagnosticar precocemente pessoas com poucos sintomas e assintomáticas para que sejam isoladas e, assim, diminuir a transmissão. 

Últimas