Coronavírus

São Paulo SP começa a vacinar idosos acima de 90 anos nesta sexta-feira (5)

SP começa a vacinar idosos acima de 90 anos nesta sexta-feira (5)

Prefeitura fará imunização em 468 UBS. Na segunda, 4 centros-escola e 5 pontos de drive-thru começam a aplicar doses

  • São Paulo | Do R7

Apenas na capital, a previsão é de imunizar mais de 32 mil idosos acima de 90 anos

Apenas na capital, a previsão é de imunizar mais de 32 mil idosos acima de 90 anos

Aloísio Maurício / Estadão Conteúdo / 05.02.2021

A cidade de São Paulo começa a imunizar idosos acima de 90 anos nesta sexta-feira (5). O início da vacinação estava previsto para segunda-feira (8), mas foi antecipado pela prefeitura porque o abastecimento das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) foi concluído.

A prefeitura fará a vacinação em uma rede de 468 UBSs em todas as regiões da cidade, das 7h às 19h. Também vai começar a vacinação domiciliar, para a mesma faixa etária, de pessoas que tiverem restrição de mobilidade.

A orientação é que o idoso com mais de 90 anos vá até a UBS mais próxima de sua residência. As unidades podem ser conferidas no site da prefeitura. A orieentação é levar o CPF, a carteira de vacinação e o Cartão SUS, se houver.

Todos os protocolos sanitários devem ser seguidos: distanciamento físico, uso de máscara, higienização com álcool em gel. Para evitar aglomerações, a orientação é que os idosos dependentes sejam acompanhados por apenas uma pessoa.

Apenas na capital, a previsão é de imunizar mais de 32 mil idosos. A vacinação desta população completa a primeira fase do grupo prioritário formado por profissionais da saúde, indígenas, quilombolas, residentes em instituições de longa permanência e pessoas com deficiências.

A partir de segunda-feira , a imunização será extendida a quatro centros-escola do município, também das 7h às 19h e em cinco pontos de drive-thru, das 8 às 17h. Os postos serão localizados no Estádio do Pacaembu, na Arena Corinthians, no Autódromo de Interlagos, no Anhembi e na Igreja Boas Novas, na Vila Prudente.

No dia 15 de fevereiro, começa a vacinação de um segundo grupo, entre 85 a 89 anos. Segundo o Governo de São Paulo, no total, serão imunizados 206 mil idosos acima de 90 anos e outros 309 mil com mais de 85 em todo o estado. 

Pré-cadastro

O governo orienta a realização do pré-cadastramento no site Vacina Já. Presencialmente, em média, a coleta de informações leva cerca de 10 minutos. A ferramenta ajuda a agilizar o atendimento e a evitar aglomerações.

Vale ressaltar que não se trata de um agendamento e que não é obrigatório para receber a vacina. O pré-cadastro pode ser feito por familiares de idosos ou de qualquer pessoa que participe dos públicos previstos na campanha.

Últimas