SP é penúltimo colocado em ranking de transparência entre estados

Pesquisa da Transparência Internacional avaliou desempenho dos estados e capitais brasileiras durante combate à pandemia do novo coronavírus

Estado de São Paulo foi o 26º colocado

Estado de São Paulo foi o 26º colocado

Ronaldo Silva/Futura Press/Estadão Conteúdo - 21.05.2020

O estado de São Paulo é o penúltimo colocado entre os estados brasileiros e o Distrito Federal em um ranking de transparência no combate à pandemia do novo coronavírus.

A pesquisa da Transparência Internacional, ONG especializada em análises sobre corrupção e transparência, avaliou, entre 12 e 19 de maio, os portais dos governos estaduais que trazem informações sobre contratações emergenciais de forma ágil e fácil – ou não – durante a pandemia.

Na pontuação de 0 a 100, o governo paulista ficou com 27,8 pontos, à frente apenas de Roraima, o 27º e último colocado, com 22,1 pontos.

Os dois estados foram os únicos com desempenhos classificados como ruins. O Rio de Janeiro (23º) também esteve entre os piores, com 44,3 pontos.

Veja também: Feriadão antecipado aumenta isolamento social em São Paulo

As melhores avaliações do ranking ficaram para Espírito Santo (97,4 pontos), Distrito Federal (88,6), Goiás (84,8), Paraná (81) e Ceará e Maranhão, ambos com 73,4.

Procurado, o Governo de São Paulo afirmou que informa seus gastos e indicou um link específico com informações sobre as despesas emergenciais, além do portal original de transparência do governo. Disse, ainda, que os extratos do contrato realizados por sua secretaria de saúde são publicados no Diário Oficial.

Cidade de São Paulo apresenta desempenho regular

A ONG também criou um ranking para as 27 capitais brasileiras. Neste, a cidade de São Paulo teve pontuação regular: 49,3 pontos, que colocaram o município no 9º lugar, ao lado de Palmas.

Os piores resultados ficaram para Belém – única com classificação péssima, com 18,9 pontos – e Florianópolis (21,5 pontos), Natal (27,8), Curitiba (27,8), Macapá (30,3), Manaus (31,6) e Boa Vista (32,9).

Veja também: Ruas de São Paulo ficam lotadas de ciclistas no megaferiado

Classificadas com ótimos desempenhos estiveram apenas João Pessoa (88,6) e Goiânia (83,5), seguidos por Rio Branco (65,8), Fortaleza (62) e Vitória (60,7).