Coronavírus

São Paulo SP envia para o AM 250 bolsas de plasma para pacientes com covid

SP envia para o AM 250 bolsas de plasma para pacientes com covid

Insumo será encaminhado nesta quarta e quinta-feira pelo Instituto Butantan para Manaus para pacientes graves e internados

Resumindo a Notícia

  • Governo de SP vai enviar bolsas de plasma para tratamento de pacientes em Manaus
  • Rede de saúde do Amazonas entrou em colapso com a falta de oxigênio e insumos
  • Pacientes são transferidos de avião para receber tratamento contra a doença
  • Instituto Butantan contratou transporte aéreo para envio das bolsas de sangue
Governo de SP envia para Manaus 250 bolsas de plasma para tratar pacientes com covid-19

Governo de SP envia para Manaus 250 bolsas de plasma para tratar pacientes com covid-19

Wikipedia

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quarta-feira (20) que o estado vai encaminhar para Manaus (AM) 250 bolsas de plasma convalescente para tratamento de pacientes com covid-19.

Dois carregamentos – um de 150 bolsas e outro de 100 – serão encaminhados a Manaus nesta quarta e quinta-feira (21), pelo Instituto Butantan. Para envio das bolsas, foi contratado transporte aéreo pela Gol. O governo também providenciou gelo seco e as embalagens necessárias para o transporte.

"É um volume expressivo de sangue para atender pacientes graves e que estão internados. Com essa quantidade de sangue, poderemos ajudar a salvar vidas em Manaus", destacou Doria, que também fez um apelo para que a população doe sangue.

O material foi recebido dos hemocentros da Fundação Pró-Sangue, Ribeirão Preto, Campinas, Colsan e do Hospital Israelita Albert Einstein. O objetivo da captação de plasma convalescente é evitar que os pacientes com o novo coronavírus evoluam para uma fase grave da doença.

Ao contrair a covid-19, o paciente cria anticorpos no sistema imunológico. O plasma convalescente, rico em anticorpos, pode ser coletado de uma pessoa recuperada da doença e depois é feita uma transfusão para pacientes que ainda estão com o coronavírus. A ideia é acelerar o processo de recuperação por meio de impulso ao sistema imunológico.

Últimas