Novo Coronavírus

São Paulo SP faz 3.500 testes no 1º dia do censo sorológico da educação 

SP faz 3.500 testes no 1º dia do censo sorológico da educação 

Professores, alunos e servidores da rede municipal da capital foram testados nesta quinta-feira (1º).  Testagem pretende atingir 777 mil pessoas

A cidade de São Paulo realizou testes de covid-19 em 3.500 professores, alunos e servidores municipais no primeiro dia do censo sorológico da rede municipal de educação, de acordo com dados divulgados pela prefeitura. 

Escolas recebem alunos, professores e servidores para testagem

Escolas recebem alunos, professores e servidores para testagem

Ronny Santos/Folhapress

Foram convocadas 9.187 pessoas para testagem em 88 unidades educacionais da rede municipal de ensino. Quem foi convocado e não compareceu será remanejado para outras datas.

Segundo a gestão municipal, a cidade é a primeira do mundo a realizar exames para retorno das aulas presenciais. A expectativa é que 777 mil pessoas sejam testadas nas três fases do Censo.  

A primeira fase de testagem vai até o dia 15 de outubro e será dividida em três etapas, em que serão colhidos materiais sorológicos de mais de 192 mil pessoas. A primeira etapa ocorreu nesta quinta em 88 unidades educacionais da rede municipal de ensino. A segunda ocorre de 5 a 8 de outubro. A terceira, entre os dias 13 e 15. 

Os testes são realizados em alunos do 3º e 9º do Ensino Fundamental e de todas as séries do Ensino Médio, além de educadores com idade abaixo de 60 anos e servidores da rede municipal. As escolas devem seguir as normas de distanciamento social para evitar aglomerações.

A convocação é feita por e-mail, WhatsApp e contato telefônico. A coleta deve acontecer 8h às 12h e 13h às 17h.

Equipes de todas as 468 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) foram mobilizadas para coletarem as amostras de sangue nas escolas da sua região.  O material é encaminhado a laboratórios parceiros e os resultados, entregues às diretorias de ensino, que devem notificar alunos e servidores testados.

Quem tiver resultado positivo para covid-19, pode ter toda a família testada, de acordo com apresentação de sintomas.

Últimas