A cidade de São Paulo realizou testes de covid-19 em 3.500 professores, alunos e servidores municipais no primeiro dia do censo sorológico da rede municipal de educação, de acordo com dados divulgados pela prefeitura.
Escolas recebem alunos, professores e servidores para testagem
Ronny Santos/FolhapressForam convocadas 9.187 pessoas para testagem em 88 unidades educacionais da rede municipal de ensino. Quem foi convocado e não compareceu será remanejado para outras datas.
Segundo a gestão municipal, a cidade é a primeira do mundo a realizar exames para retorno das aulas presenciais. A expectativa é que 777 mil pessoas sejam testadas nas três fases do Censo.
A primeira fase de testagem vai até o dia 15 de outubro e será dividida em três etapas, em que serão colhidos materiais sorológicos de mais de 192 mil pessoas. A primeira etapa ocorreu nesta quinta em 88 unidades educacionais da rede municipal de ensino. A segunda ocorre de 5 a 8 de outubro. A terceira, entre os dias 13 e 15.
Os testes são realizados em alunos do 3º e 9º do Ensino Fundamental e de todas as séries do Ensino Médio, além de educadores com idade abaixo de 60 anos e servidores da rede municipal. As escolas devem seguir as normas de distanciamento social para evitar aglomerações.
A convocação é feita por e-mail, WhatsApp e contato telefônico. A coleta deve acontecer 8h às 12h e 13h às 17h.
Equipes de todas as 468 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) foram mobilizadas para coletarem as amostras de sangue nas escolas da sua região. O material é encaminhado a laboratórios parceiros e os resultados, entregues às diretorias de ensino, que devem notificar alunos e servidores testados.
Quem tiver resultado positivo para covid-19, pode ter toda a família testada, de acordo com apresentação de sintomas.