violência contra a mulher
São Paulo SP ganha primeira delegacia da mulher com atendimento 24 horas

SP ganha primeira delegacia da mulher com atendimento 24 horas

Decisão foi publicada no Diário Oficial de sexta e central funciona na 1ª delegacia da mulher 

SP ganha primeira delegacia da mulher com atendimento 24 horas

Lei Maria da Penha completou dez anos no início de agosto

Lei Maria da Penha completou dez anos no início de agosto

Getty Images

A cidade de São Paulo passa a ter a primeira delegacia da mulher com atendimento 24 horas na cidade. De acordo com publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo, uma central de flagrantes subordinada à 1ª DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) irá funcionar também "no período noturno, aos fins de semana e feriados, assegurando atendimento 24 horas". A 1ª DDM fica na rua Dr. Bitencourt Rodrigues, no centro da capital. 

A decisão, publicada na sexta-feira (19), diz que a medida foi tomada "considerando a necessidade de aprimorar os mecanismos de atendimento às demandas decorrentes de infrações penais contra as mulheres, crianças e adolescentes" e "considerando a necessidade de direcionamento de recursos materiais e humanos especializados mais adequados ao atendimento policial inicial das vítimas". O atendimento diruno, realizado de segunda a sexta-feira, continuará a ser prestado pelas demais unidades especializadas. 

A medida ocorre no mesmo mês em que a Lei Maria da Penha completa dez anos. O atendimento 24 horas estava entre as melhorias que ainda precisam ser feitas no enfrentamento a casos de violência doméstica. 

Veja perguntas e respostas sobre a Lei Maria da Penha

Dez anos da lei Maria da Penha: denúncias crescem, mas mulheres ainda sofrem com atendimento