Coronavírus

São Paulo SP identifica variante parecida com cepa da África do Sul em Sorocaba

SP identifica variante parecida com cepa da África do Sul em Sorocaba

Segundo coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus, Paulo Menezes, não é uma variante nova, mas é nova no Brasil

  • São Paulo | Do R7

SP identifica variante parecida com cepa da África do Sul em Sorocaba

SP identifica variante parecida com cepa da África do Sul em Sorocaba

CADU ROLIM/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO - 31.03.21

A cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo, registrou seu primeiro caso com uma variante parecida com cepa da África do Sul. O caso foi confirmado nesta quarta-feira (31) durante uma coletiva no Palácio dos Bandeirantes.

"Houve a identificação de um caso da variação sul-africana. Não é uma variante nova, mas é nova no Brasil. Não temos ainda mais detalhes sobre esse caso, é a informação que recebi até o momento", explicou Paulo Menezes, coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus.

Já o presidente do Insituto Butantan, Dimas Covas, explicou que já foi realizada a análise do material genético nos laboratórios da instituição e que o paciente que apresentou a variante não tinha histórico de viagem à África do Sul ou de contato com pessoas que estiveram no país.

"É assemelhada à da África do Sul, embora não haja histórico de viagem ou contato com viajantes do país. Então, portanto, também existe a possibilidade que seja uma evolução da nossa P.1", explicou Covas.

Tanto a P.1, variante do coronavírus originada em Manaus, quanto a variante sul-africana são mais transmissíveis que a versão original do coronavírus causador da Covid-19. A circulação da variante P.1 tem sido apontada como um dos fatores responsáveis pelo agravamento da pandemia de covid-19 no Brasil.

Últimas