São Paulo SP inicia semana aplicando 3ª dose da vacina contra Covid em adultos

SP inicia semana aplicando 3ª dose da vacina contra Covid em adultos

Público com mais de 18 anos deve ter completado o esquema vacinal, com as duas doses, há cinco meses para receber o reforço

  • São Paulo | Do R7

Público com mais de 18 anos e que completou o esquema vacinal há cinco
 meses pode receber reforço

Público com mais de 18 anos e que completou o esquema vacinal há cinco meses pode receber reforço

Reprodução/Flickr - 16.11.2021

A cidade de São Paulo começa mais uma semana aplicando a terceira dose da vacina contra a Covid-19 em adultos nesta nesta segunda-feira (29). Para receber o reforço, a pessoa precisa ter completado o esquema vacinal (com a segunda dose ou a dose única) há pelo menos cinco meses.

Estão aptos ao reforço todos aqueles que tomaram a segunda dose dos imunizantes CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer até o dia 25 de junho. O grupo receberá a terceira dose, preferencialmente, com a vacina da Pfizer.

Antes, os grupos elegíveis para receber a dose adicional eram apenas os idosos com mais de 60 anos, funcionários públicos, profissionais da saúde e da educação. A antecipação da terceira dose para os maiores de 18 anos começou na última quinta-feira (18) no estado de São Paulo.

Com a alteração, outra mudança entrou em vigor: a redução do intervalo entre as doses, de seis para cinco meses, que segue orientação do Ministério da Saúde sobre a extensão da vacinação em todo o país.

Além disso, a capital paulista continua com a imunização da primeira e segunda doses para os maiores de 18 anos e os adolescentes de 12 a 17 anos, bem como disponibiliza dose de reforço para os idosos com mais de 60 anos e grupos de trabalhadores como os da saúde, educação e funcionários públicos que atuem na GCM (Guarda Civil Municipal), sepultadores e fiscais das subprefeituras.

Desde esta quinta-feira, profissionais da saúde passaram a ir às escolas das redes municipal e estadual para aplicar o imunizante e, assim, ampliar a cobertura vacinal em adolescentes. A ação será realizada duas vezes por semana, e o estudante deve ter uma autorização assinada pelo responsável para receber a vacina.

Postos de vacinação

A primeira dose, a segunda e a adicional são oferecidas das 8h às 17h nos megapostos, drive-thrus e farmácias parceiras e das 7h às 19h em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e AMAs/UBSs Integradas.

Filômetro e pré-cadastro

O site De Olho na Fila ajuda a evitar aglomerações ao exibir a movimentação de pessoas nas unidades. A ferramenta também informa quais vacinas estão disponíveis para a aplicação da segunda dose.

Além disso, fazer o preenchimento do pré-cadastro no site Vacina Já agiliza o tempo de atendimento no posto de vacinação.

Últimas