SP: mutirão do RG para 4 mil pessoas começa nesta segunda (24)

Nos dois dias de mutirão, dez postos do Poupatempo na capital e na Grande São Paulo atenderão somente pessoas que precisam do documento

Os postos do mutirão só voltarão a operar normalmente a partir de quarta-feira

Os postos do mutirão só voltarão a operar normalmente a partir de quarta-feira

ROGÉRIO GALASSE/ FUTURA PRESS / ESTADÃO CONTEÚDO

 A partir desta segunda-feira (24), o Poupatempo faz um novo mutirão para a emissão e renovação de RGs e atender 4.400 pessoas até a terça-feira (25). Para isso, vai antecipar a abertura de dez postos da cidade de São Paulo e do interior do estado, que atenderão nos dois dias apenas quem precisa do documento.

Os postos da capital são os de Santo Amaro, Lapa e Cidade Ademar. No interior e região metropolitiana, serão as unidades de Guarulhos, Suzano, Caraguatatuba, Campinas Shopping, Sorocaba, Araraquara e São Carlos.

Estes postos ainda estão fechados para outros serviços e só voltam a operar normalmente a partir de quarta-feira (26).

Os usuários podem agendar o serviço a partir de sábado (22) pelo portal. Basta comparecer na unidade, na data agendada, com a certidão de nascimento ou casamento original e cópia simples, ou mesmo com o RG anterior, caso tenha sido emitido no Estado de São Paulo.

Menores de 16 anos devem estar acompanhados por um dos pais ou responsável legal, com documento de identificação com foto. Caso não seja possível, basta o responsável assinar uma autorização, que pode ser acessada pelo link, para ser apresentada no atendimento, junto com um documento de identificação do responsável, com a mesma assinatura.

Esse é o segundo mutirão realizado pelo Poupatempo para o atendimento emergencial. No dia 19 de agosto, o programa retomou as atividades presenciais, de forma gradual, em oito postos.

A Polícia Civil também prorrogou, até o dia 28 de agosto, o mutirão para que pessoas em situação de vulnerabilidade possam tirar o documento de identidade para conseguir sacar o auxílio emergencial do governo gederal. A ação é realizada na sede do IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt). No fim do prazo, os atendimentos serão realizados no Poupatempo.

Reabertura gradual

O Poupatempo começou a reabertura de postos de forma gradual. Na quarta-feira (19), foram reabertas as unidades da Sé, Itaquera, São Bernardo do Campo, Mauá, Mogi das Cruzes, Santos, Guarujá e Bauru.

A flexibilização é permitida apenas em cidades  fases laranja e amarela do Plano São Paulo. As unidades devem operar com 30% da capacidade.

No dia 26, reabrem as unidades São Vicente e Praia Grande, assim como as dez que farão atendimento exclusivo para a emissão de RGs nos dias 24 e 25.

A próxima leva de reaberturas está prevista para o dia 2 de setembro. Voltam a funcionar os postos de Santo André, Osasco, Taboão da Serra, Diadema, Carapicuíba, São José do Rio Preto, Catanduva, Fernandópolis, Barretos, Caieiras, Cotia e Indaiatuba.

Apenas serviços que não podem ser realizados a distância serão atendidos, mediante agendamento de data e horário. Os demais continuam mantidos de forma remota, pelo portal ou pelo aplicativo Poupatempo Digital.