SP realiza leilão de concessão das linhas 8 e 9 da CPTM nesta terça
Evento ocorre no centro de São Paulo (SP) e terá início às 16h. TCE chegou a suspender lelilão, mas voltou atrás na decisão
São Paulo|Do R7
O leilão para concessão das linhas 8-Diamente e 9-Esmeralda da CPTM à iniciativa privada, com prazo de 30 anos, será promovido pelo governo de São Paulo nesta terça-feira (20), às 16h, no centro da capital paulista.
Participarão do evento o governador João Doria (PSDB), seu vice, Rodrigo Garcia, e Alexandre Baldy, secretário dos Transportes Metropolitanos.
A empresa que vencer a licitação será a responsável pela operação, construção de novas estações, modernização das instalações existentes, conservação e aquisição de novos trens.
Para acompanhar o leilão, com início às 16h, basta acessar os canais da B3: no site oficial ou no Youtube.
TCE suspendeu concessão, mas voltou atrás
O TCE (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) havia suspendido o leilão para concessão das duas linhas no início de março, alegando que considerava inconsistente o edital da Secretaria dos Transportes Metropolitanos.
Silvia Monteiro, responsável pelo despacho, considerou que havia "obstáculos à mensuração de custos e fluxo de caixa estimado por uma aparente falta de clareza sobre alguns detalhes sensíveis do projeto".
No entanto, o órgão paulista voltou atrás e, após sessão plenária no dia 17 daquele mês, julgou improcedente a suspensão, autorizando, portanto, a concessão das linhas da CPTM.