Coronavírus

São Paulo SP tem 1º dia útil do comércio aberto até 23h nesta segunda (12)

SP tem 1º dia útil do comércio aberto até 23h nesta segunda (12)

Flexibilização do Plano SP de combate à covid-19, anunciada pelo governo do estado, entrou em vigor no feriado de 9 de julho

RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - 9.7.2021

O estado de São Paulo tem, nesta segunda-feira (12), o primeiro dia útil de funcionamento do comércio até às 23h, após o anúncio da flexibilização da quarentena no território paulista em função da pandemia da covid-19, feito pelo governador João Doria (PSDB), na semana passada.

A mudança entrou em vigor na última sexta-feira (9), feriado estadual da Revolução Constitucionalista de 1932.

Durante a nova fase de transição do Plano São Paulo de combate ao novo coronavírus, que vale até 31 de julho, atividades comerciais podem funcionar entre 6h e 23h e estão liberadas atividades religiosas presenciais individuais e coletivas.

A medida, que ameniza as normas contra a disseminação da pandemia, beneficia diretamente bares, restaurantes e shoppings, entre outras atividades econômicas. Anteriormente, os estabelecimentos poderiam permanecer abertos somente até as 21h.

A capacidade de ocupação dos estabelecimentos também foi ampliada, de 40 para 60%. As regras de uso de máscaras faciais e distanciamento social estão mantidas.

A flexibilização foi possível devido à queda dos números de internação na rede hospitalar (pública e privada) em todo o estado, especialmente depois do avanço da vacinação nos municípios paulistas, conforme afirmou o coordenador do Centro de Contingência da covid-19, Paulo Menezes.

"O efeito da vacinação progressiva é o de evitar casos graves e óbitos e isso está se refletindo nos indicadores de internação", disse o médico em entrevista coletiva do Plano São Paulo, no dia 7 de julho.

Últimas