SP tem 53% de adesão ao isolamento social, abaixo da meta 

Governador de SP anunciou, nesta segunda-feira (29), a aplicação de multas a cidadãos flagrados em áreas públicas no estado sem máscaras faciais

Número ainda está abaixo do mínimo estabelecido de 55%

Número ainda está abaixo do mínimo estabelecido de 55%

Fernando Bizerra Jr/EFE

A cidade de São Paulo registrou 53% no índice de isolamento social no domingo (28), número ainda abaixo do mínimo estabelecido por decreto do governo estadual, que é de 55%. Os dados são registrados pelo Simi-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente), que busca identificar e intensificar medidas contra novo coronavírus nas regiões com menor aderência a quarentena.

O governador Doria também anunciou em coletiva na manhã desta segunda-feira (29), a aplicação de multas a cidadão que forem pegos transitando em áreas públicas sem máscara. Multa pode chegar a R$ 500. "O objetivo é orientar as pessoas sobre proteção."

Leia também: Últimos pacientes deixaram hoje o hospital de campanha do Pacaembu

Simi- SP

A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. O Simi-SP é realizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM e as informações são reunidas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário, segundo o governo.

De acordo com o governo estaudal, são acessados dados referentes a 104 cidades com mais de 70 mil habitantes. Com os dados, as autoridades decidem onde as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.