Empresa pretende instalar 4,8 mil equipamentos telecomandados em toda rede
REUTERS/Ueslei MarcelinoUm reforço no sistema de automação da rede elétrica, instalação de cabeamento mais resistente e 300 mil ações de podas de árvore fazem parte da preparação do sistema elétrico de São Paulo e outros 23 municípios para a temporada de chuvas de verão, que costumam provocar quedas de energia.
Em parceria com a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e técnicos no Centro de Operação Integrados do Governo, o chamado Plano Verão é conduzido pela concessionária de energia Enel com objetivo de agilizar a solução de ocorrências de falta de luz.
Até o final deste ano, a expectativa da concessionária é aumentar em 32% o parque de automação nos 24 municípios atendidos, com 19,9 mil equipamentos instalados. O investimento permite que as equipes se concentrem em ocorrências mais complexas que os sistemas de telecomando não conseguem resolver – como queda de árvores ou objetos na rede elétrica, que exigem a reconstrução de todo o sistema elétrico local.
Contra o lançamento de objetos na rede elétrica foram instalados até outubro 236 km de cabos chamados de “spacer cable”, que é mais resistente a interferências externas. Além disso, até o final deste ano, a concessionária terá instalado mais de 4,8 mil equipamentos, como religadores e chaves automáticas (que permitem restabelecer o fornecimento de energia remotamente) e religadores monopolares (que evitam desligamentos por eventos transitórios). A companhia tem 3,409 mil sistemas que retomam o fornecimento sozinhos automaticamente.