São Paulo SP tem reforço no sistema contra falta de energia nas chuvas de verão

SP tem reforço no sistema contra falta de energia nas chuvas de verão

Automação da rede elétrica, instalação de cabeamento mais resistente e 300 mil ações de podas de árvore são realizadas na capital e mais 23 cidades

  • São Paulo | Do R7

Empresa pretende instalar 4,8 mil equipamentos telecomandados em toda rede

Empresa pretende instalar 4,8 mil equipamentos telecomandados em toda rede

REUTERS/Ueslei Marcelino

Um reforço no sistema de automação da rede elétrica, instalação de cabeamento mais resistente e 300 mil ações de podas de árvore fazem parte da preparação do sistema elétrico de São Paulo e outros 23 municípios para a temporada de chuvas de verão, que costumam provocar quedas de energia.

Em parceria com a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e técnicos no Centro de Operação Integrados do Governo, o chamado Plano Verão é conduzido pela concessionária de energia Enel com objetivo de agilizar a solução de ocorrências de falta de luz.

Até o final deste ano, a expectativa da concessionária é aumentar em 32% o parque de automação nos 24 municípios atendidos, com 19,9 mil equipamentos instalados. O investimento permite que as equipes se concentrem em ocorrências mais complexas que os sistemas de telecomando não conseguem resolver – como  queda de árvores ou objetos na rede elétrica, que exigem a reconstrução de todo o sistema elétrico local. 

Contra o lançamento de objetos na rede elétrica foram instalados até outubro 236 km de cabos chamados de “spacer cable”, que é mais resistente a interferências externas. Além disso, até o final deste ano, a concessionária terá instalado mais de 4,8 mil equipamentos, como religadores e chaves automáticas (que permitem restabelecer o fornecimento de energia remotamente) e religadores monopolares (que evitam desligamentos por eventos transitórios). A companhia tem 3,409 mil sistemas que retomam o fornecimento sozinhos automaticamente.

Últimas