Coronavírus

São Paulo SP usará Pfizer para quem tem 2ª dose de AstraZeneca atrasada

SP usará Pfizer para quem tem 2ª dose de AstraZeneca atrasada

Podem se vacinar aqueles quem tem dose vencida entre 1 e 15 de setembro. Governo atribui medida a 'apagão' de Ministério

  • São Paulo | Do R7

SP aplicará Pfizer em quem está com a segunda dose da AstraZeneca em atraso

SP aplicará Pfizer em quem está com a segunda dose da AstraZeneca em atraso

Myke Sena/MS -11.08.2021

O estado de São Paulo vai vacinar com Pfizer as pessoas que estão com a segunda dose da AstraZeneca em atraso, informou a Secretaria de Estado da Saúde nesta sexta-feira (10). Podem se vacinar aqueles que estiverem com a dose vencida entre os dias 1 e 15 de setembro.

O governo atribuiu a medida ao que chamou de "apagão" do Ministério da Saúde, que deixou de enviar cerca de um milhão de doses ao estado no mês de setembro.

Em nota a secretaria informa que entregará aos municípios 400 mil doses extras de Pfizer que chegaram nos últimos dias e serão remanejadas para suprir o atraso. As prefeituras estão autorizadas a aplicar vacinas da Pfizer que tiverem no estoque.

No texto, o órgão afirma que a expectativa é que a situação seja regularizada nos próximos dias com o envio de novas doses. 

A troca das vacinas é chancelada pelo Comitê Científico do Governo do Estado e pelo PEI (Plano Estadual de Imunização), que embasaram a decisão em estudos da Organização Mundial de Saúde e orientações do Ministério da Saúde. A decisão também foi aprovada pelo Cosems (Conselho dos Secretario Municipais de Saúde de São Paulo).

Últimas