São Paulo Temporal provoca queda de granizo e alagamentos em São Paulo

Temporal provoca queda de granizo e alagamentos em São Paulo

Butantã entrou em estado de alerta após o córrego Pirajuçara transbordar. Chuva deve dar trégua nesta quarta (9) e quinta-feira (10), segundo o CGE

  • São Paulo | Do R7

Nuvens carregadas anunciam a chegada da chuva na região central da cidade de São Paulo, na tarde desta terça-feira (8)

Nuvens carregadas anunciam a chegada da chuva na região central da cidade de São Paulo, na tarde desta terça-feira (8)

FMARCELO CHELLO/CJPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - 8.12.2020

O temporal que atingiu a cidade de São Paulo na tarde desta terça-feira (8) provocou queda de granizo, deixou uma região em estado de alerta após o transbordamento de um córrego e afetou o fornecimento de energia.

A chuva começou por volta de 14h e a situação se normalizou às 16h, de acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências).

Leia também: Cratera se forma após rompimento de adutora em Santo Amaro

As zonas leste, sudeste, oeste e sul da cidade e as regiões central e das marginais Pinheiros e Tietê entraram em estado de atenção às 14h09. A zona norte foi incluída às 15h03.

Às 15h30, a região da subprefeitura do Butantã, na zona oeste, entrou em estado de alerta por conta do transboramento do córrego Pirajuçara, na rua Moncorvo Filho. A situação se normalizou também às 16h. 

Segundo o CGE, choveu 17,3mm no centro, 16,5mm na zona oeste, 9,6 mm na zona norte, 9 mm na zona leste e 2,9 mm na zona sul. 

Granizo e ventos

Chegou a chover granizo no Butantã, em Pinheiros, em Perdizes e na Barra Funda, na zona oeste, e na Vila Mariana, na zona sudoeste, e na Consolação e na Bela Vista, no centro. As rajadas de vento chegaram a 64,8 km/h na região do Campo de Marte, na zona norte, às 15h.

Veja também: Cidades do interior de SP voltam a fechar praças e proibir bebidas

Houve falta de energia em diversas regiões. Na zona oeste, os bairros de Pinheiros, Jaguaré e Sumáre, na zona oeste, foram afetados. Às 15h44 faltava luz no Jaguaré. 

A distribuidora de energia Enel informou que a chuva provocou quedas de árvores e galhos na rede elétrica e interrompeu o fornecimento principalmente nas zonas norte, oeste e centro da capital.

Veja também: Polícia faz megaoperação contra 'golpe do motoboy' em idosos

Os municípios de Cotia, Embu das Artes e Itapecerica da Serra, na região metropolitana, também foram afetados. "A distribuidora está trabalhando  para restabelecer o fornecimento de energia o mais breve possível", afirmka a empresa, em nota.

Quedas de árvore

Às 16h45, os bombeiros já haviam registrado 105 chamados de queda de árvore nas regiões da Mooca, na zona leste, Pinheiros, Lapa e Barra Funda na zona oeste, Limão, na zona norte, e na Consolação, região central da capital.

Alagamentos

Às 16h50, o CGE registrava 11 pontos de alagamento na cidade. Dois deles estão na zona oeste: na rua Jeroquara, altura da rua Faustolo, e na avenida Pompeia, na altura da rua Palestra Itália. Na zona leste, a rua José de Alencar está intransitável na altura da avenida Celso Garcia e na zona norte, a avenida Antonio Munhos Bonilha, na altura da avenida Nossa Senhora do Ó.

Falha na CPTM

A Linha 8-Diamante da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) opera parcialmente e com velocidade reduzida após um galho atingir a rede aérea próxima à Estação Lapa, desde as 15h. Às 17h, o intervalo entre os trens era de cerca de 15 minutos e, entre as estações Domingos de Moraes e Barra Funda, eles não estão circulando.

O Paese (Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência) chegou a ser acionado para atender os usuários. À noite, os trens voltaram a circular normalmente.

Todas as linhas do Metrô operam normalmente.

Previsão

Não há previsão de chuvas para quarta-feira (9). As áreas de instabilidade se afastam da região metropolitana e o sol aparece entre muitas nuvens ao amanhecer. A mínima deve ficar em torno dos 19°C e a máxima, dos 26°C. A umidade do ar deve oscilar entre 55% e 95%.

Leia também: PF faz operação contra grupo que fraudava cartões da Caixa

Na quinta-feira (10) também não deve chover. A madrugada será de céu nublado e termômetros em torno dos 18°C. O amanhecer será com sol e a tarde será de poucas nuvens. A previsão é de máxima de 26°C. A umidade do ar fica acima dos 42%.

Últimas