Unicamp coloca em operação seu primeiro ônibus circular elétrico
Veículo funciona uma semana sem passageiros e passa a recebê-los por um mês no período diurno. Expectativa é atender público até o fim do ano
São Paulo|Do R7

Um ônibus elétrico passou a integrar a frota que atende alunos, professores, funcionários e visitantes da Unicamp (Universidade de Campinas), no interior de São Paulo. O veículo é o primeiro movido a energia elétrica a circular no campus. A estreia aconteceu na terça-feira (15).
O ônibus tem carroceria de piso baixo, três portas e sistema de acessibilidade, com espaço reservado para passageiros cadeirantes. O projeto foi financiado pela CPFL Energia e o veículo fabricando pela BYD, fabricante multinacional de veículos de grande porte movidos à energia elétrica.
Leia também
A operação do veículo acontece de forma escalonada. Nesta primeira semana de circulação, sem passageiros, serão ajustadas questões como a necessidade de recargas e testes com os sensores. Ao longo do primeiro mês, o ônibus passará a atender passageiros só durante o dia. Depois disso, passa a operar também de noite.
A expectativa da Unicamp é que o veículo atenda a comunidade em três turnos ainda neste semestre. Nos seis primeiros meses de funcionamento, serão coletados dados para alimentar pesquisas em mobilidade e adequar a operação às necessidades do campus.
O lançamento é parte do Laboratório Vivo de Mobilidade Elétrica, uma iniciativa do projeto Campus Sustentável, criado em agosto de 2017 com o objetivo de promover economia de energia, além de ações integradas de pesquisa e inovação em sustentabilidade.
A bateria do ônibus tem capacidade de 324 kWh. Segundo a universidade, com a energia fornecida no campus, seria possível abandonar o consumo de combustíveis fósseis e abastecer toda uma frota de circulares exclusivamente de ônibus elétricos.

