Coronavírus

São Paulo Vacina chinesa do Butantan tem maior segurança, diz governo de SP

Vacina chinesa do Butantan tem maior segurança, diz governo de SP

Segundo os primeiros resultados dos estudos clínicos, a vacina que está sendo produzida pelo Insituto Butantan teria os melhores resultados

  • São Paulo | Do R7

Segundo governo, Coronavac teve melhor desempenho de segurança

Segundo governo, Coronavac teve melhor desempenho de segurança

Wu Hong/EFE/EPA - 24.09.2020

O Governo de São Paulo anunciou que, segundo os primeiros resultados dos estudos clínicos feitos no país, a vacina Coronavac, que está sendo produzida pelo Insituto Butantan e a empresa chinesa Sinovac, teria tido o melhor pefil de segurança até o momento. 

Os resultados, de acordo com o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, mostram que a Coronavac é a vacina contra a covid-19 mais segura em desenvolvimento."Os voluntários brasileiros tiveram apenas reações adversas leves", afirmou Covas durante a coletiva desta segunda-feira (19). No entanto, a eficácia do imunizante ainda deve ser comprovada até dezembro.

Entre esses voluntários, com idade entre 18 e 59 anos, apenas 35% tiveram reações como dor no local da aplicação ou dor de cabeça. Não houve qualquer registro de efeito colateral grave durante a testagem.

Os estudos clínicos feitos no Brasil, incialmente com 9 mil pessoas, devem ser ampliados para 13 mil voluntários em 16 centros de sete estados. A autorização foi dada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O Instituto Butantan afirma que tem capacidade para produzir e fornecer vacina para programa nacional de imunização.

No total, 46 milhões de doses da vacina estão em negociação com o Ministério da Saúde, seis milhões de doses já vieram prontas da China e outras 40 milhões serão produzidas no Estado de São Paulo ainda este mês.

Últimas