São Paulo Vazamento de etanol bloqueia av. do Estado em Santo André (SP)

Vazamento de etanol bloqueia av. do Estado em Santo André (SP)

Moradores devem procurar rotas alternativas para deixar o município. Previsão de liberação é por volta das 12h desta sexta-feira (25)

  • São Paulo | Edilson Muniz, da Agência Record

Vazamento ocorreu por volta das 3h desta sexta-feira (25)

Vazamento ocorreu por volta das 3h desta sexta-feira (25)

Reprodução/Corpo de Bombeiros

Um vazamento de etanol, que ocoreu após uma colisão de um caminhão com uma van, bloqueia a avenida dos Estados, altura do número 1211, no município de Santo André, região metropolitana de São Paulo, por volta das 3h desta sexta-feira (25).

Leia também: Homens são presos furtando cabos subterrâneos de energia em SP

A avenida está completamente isolada e bloqueada. A previsão de liberação é por volta das 12h de hoje (25) e os moradores precisam procurar rotas alternativas para deixar o município de Santo André.

Técnicos do Setor de Atendimento a Emergências, da CETESB, estão prestando apoio ao Corpo de Bombeiros na operação de transbordo da carga, que tem previsão de duas horas de duração.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido e o caminhão estava carregado com cerca de 58 mil litros do líquido inflamável. No auge da ocorrência, seis viaturas foram disponibilizadas, entre elas uma viatura de Produtos Perigosos, chamada de PP.

Ainda segundo a corporação, a ocorrência é difícil de atuar, pois se trata de um produto perigoso. Segundo os bombeiros, o líquido está vazando desde que ocorreu a colisão.

Leia também: Homem mata namorada com fio do carregador do celular em São Paulo

Com o acidente foram criadas duas aberturas por onde o etanol vazou do caminhão. Uma delas foi estancada com um equipamento cilíndrico de madeira. Já na segunda abertura, foi utilizada uma espécie de espuma, que expande quando é utilizada, mas a tentativa deu errado e o líquido continua escapando do veículo.

Os brigadistas, além de focados em controlar o vazamento, estão trabalhando para cessar a descida do etanol para uma galeria de fosso próximo. Segundo eles, quando o líquido entra na galeria os bombeiros não tem mais controle.

De acordo com a Defesa Civil, que presta apoio no local, a ocorrência demorará para ser encerrada, já que se trata de um produto químico. A quantidade vazando é moderada, o que causa atenção nos agentes.

Leia também: SP: nova UPA do Tatuapé receberá pacientes a partir do dia 1°

Os bombeiros seguem no local com água e todo aparato necessário para evitar eventuais explosões ou incêndios, por se tratar de um produto altamente inflamável.

A Suatrans, que presta serviço para empresas de transporte de produtos químicos e cuida da contenção, limpeza e transbordo dos produtos, foi acionada ao local, assim como a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

Últimas