Vídeo mostra capivara amarrada e ferida em ciclovia de São Paulo

Vídeo publicado em redes sociais mostra o animal com o corpo amarrado por uma corda. Secretaria afirma que estuda metódo para cuidar do animal

Capivara estaria sufocada com uma corda ao redor do corpo

Capivara estaria sufocada com uma corda ao redor do corpo

Reprdução/ Twitter

Uma capivara ferida aguarda por atendimento há pelo menos um dia na ciclovia da Marginal Pinheiros, em São Paulo. Vídeos em redes sociais mostraram o animal com uma corda amarrada ao redor do corpo, com dificuldades para se mover e respirar. De acordo com a autora do vídeo, o animal ainda estaria sangrando.

Leia mais: Ladrões furtam casa e mechas de cabelo de criança com câncer

A SVMA (Secretaria do Verde e Meio Ambiente) afirmou que está analisando a possibilidade de intervenção e resgate. O procedimento seria complexo, e ainda depende das duas empresas que podem ser responsáveis pelo terreno a Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Em nota, a A CPTM informa que aciona os órgãos competentes, como Zoonoses, Secretaria Municipal do Verde, Setor de Animais Silvestres ou ainda a Polícia Ambiental, sempre que encontra animais em vias ou na ciclofaixa para o tratamento correto e a remoção do local. "Com relação ao vídeo, a companhia realizará todos os esforços para resgatar o animal e prestar o socorro devido, mas o ideal é a remoção para um local adequado e seguro", afirma o texto.

Para resgatar o animal, será necessário formar um brete, compartimento usado para reter animais com segurança. Com esta ferramenta, todos os animais na região seriam reunidos, para a identifcação da capivara ferida. Então ela seria resgatada e levada pelos agentes da prefeitura.