São Paulo Vídeo mostra GCMs chutando homem no chão na Cracolândia (SP)

Vídeo mostra GCMs chutando homem no chão na Cracolândia (SP)

Segundo PM, confusão começou depois que base da corporação foi atacada com pedras por usuários de drogas da região. Agentes foram afastados

  • São Paulo | Elizabeth Matravolgyi, da Agência Record

Um vídeo, que teria sido gravado nesta quinta-feira (24), mostrou ação truculenta da Guarda Civil Metropolitana durante operação na região da Cracolândia, zona central de São Paulo. As imagens foram divulgadas pela ONG Craco Resiste, que atua na região.

Leia mais: PM que pisou em pescoço de mulher é indiciado por abuso de autoridade

Segundo a organização, a ação ocorreu durante um tumulto entre dependentes químicos e a Polícia Militar com apoio da GCM. De acordo com o Centro de Operações da Polícia Militar, o tumulto começou por volta das 18h de ontem, quando uma base da PM, que fica na Praça Princesa Isabel foi atacada com pedras por usuários de drogas.

Nas imagens divulgadas pela ONG é possível ver três agentes da GCM disparando balas de borracha e bombas de efeito moral contra usuários de drogas que vivem acampados na região. Em determinado momento, um dos agentes vê um dependente químico, deitado no chão e aparentemente desacordado.

Vídeo gravado entre vão de janela mostra ação dos GCMs e chutes no homem

Vídeo gravado entre vão de janela mostra ação dos GCMs e chutes no homem

Reprodução/ Facebook

Outros dois agentes se aproximam e os três chutam o homem que estava no chão. Os agentes também utilizam as armas para bater na cabeça da vítima. Posteriormente, o homem é carregado pelos agentes.

Em nota, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana informou que os guardas foram imediatamente afastados do serviço operacional. Um processo interno do Comando da GCM foi aberto e depois o caso será encaminhado para a Corregedoria da corporação.

A secretaria não divulgou o estado de saúde do homem que aparece nas imagens.

Últimas