São Paulo Zoo de São Paulo faz concurso para escolher nomes de filhotes de mico

Zoo de São Paulo faz concurso para escolher nomes de filhotes de mico

Casal de mico-leão-preto nascido em fevereiro deste ano é espécie rara e ameaçada de extinção. Votação acaba na segunda (31)

Família de mico-leão-preto do zoo de São Paulo

Família de mico-leão-preto do zoo de São Paulo

Reprodução/Paulo Gil/Zoo SP

O zoólogico de São Paulo promove um concurso para escolher com a ajuda do público os nomes de dois filhotes de mico-leão-preto nascidos no parque em fevereiro.

A votação ocorre pelo site da instituição até segunda-feira (31). 

Os nomes sugeridos pela equipe da instituição são inspirados na Mata Atlântica, habitat natural dessa espécie, que é rara e ameaçada de extinção, e só ocorre no estado de São Paulo:

- Tarumã (macho) e Cabeludinha (fêmea), frutos da Mata Atlântica
- Jaquiri (macho) e Jerivá (fêmea), nomes de palmeiras 
- Araçã (macho) e Begônia (fêmea), plantas nativas da região


A população global de mico-leão-preto em cativeiro é de apenas 61 indivíduos, de acordo com o censo realizado no ano de 2019. O número é considerado muito reduzido para um programa de conservação em longo prazo, informa o zoológico. Na natureza, a situação também é preocupante. A população é estimada em 1.400 indivíduos e declínio constante relacionado à perda, fragmentação e desconexão de habitat.

A espécie chegou a ser considerada extinta por mais de seis décadas, mas foi avistada novamente em 1970, no Parque Estadual Morro do Diabo, no extremo oeste do estado de São Paulo, para surpresa da comunidade científica.
 

Últimas