Coronavírus

Saúde Agência dos EUA investiga miocardite em jovens após vacina

Agência dos EUA investiga miocardite em jovens após vacina

Efeito colateral raro em indivíduos entre 12 e 24 anos pode estar associado aos imunizantes de RNA mensageiro da Pfizer e Moderna

Reuters
Efeito colateral raro em jovens também é apurado por autoridades sanitárias de Israel

Efeito colateral raro em jovens também é apurado por autoridades sanitárias de Israel

Reuters

Casos raros de miocardite em adolescentes e jovens adultos provavelmente estão ligados a inoculações com as vacinas contra covid-19 da Pfizer/BioNTech e da Moderna, disse um grupo de médicos que aconselha o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças do Estados Unidos) em uma apresentação divulgada nesta quarta-feira (23).

O Grupo de Trabalho Técnico de Segurança de Vacinas contra covid-19 (VaST) disse em seu relatório que o risco de miocardite ou pericardite após a inoculação com vacinas baseadas em RNA mensageiro em adolescentes e jovens adultos é notavelmente mais alta após a segunda dose e em homens.

Em outro relatório, o CDC disse que os pacientes com miocardite pós-vacinação geralmente se recuperam e ficam bem.

O Comitê de Aconselhamento de Práticas de Imunização (Acip) se reuniria nesta quarta-feira para avaliar a possibilidade de ligação entre o problema cardíaco e as vacinas de RNA mensageiro. O VaST é um subgrupo do Acip.

O CDC investiga casos de miocardite, sobretudo em homens jovens, há vários meses. No início deste mês, o Ministério da Saúde de Israel disse que viu uma ligação possível entre tais casos e a vacina contra covid-19 da Pfizer.

Também no início deste mês, o CDC disse que ainda está avaliando o risco do problema e não confirmou uma relação causal entre as vacinas e a moléstia cardíaca.

Mas a agência disse que um número de homens jovens maior do que o esperado teve miocardite após a segunda dose de vacinas de RNA mensageiro, e que mais da metade dos casos relatados ocorreram em pessoas de 12 a 24 anos.

Últimas