Novo Coronavírus

Saúde Anvisa aprova bula em QR code para remédios de uso hospitalar

Anvisa aprova bula em QR code para remédios de uso hospitalar

Segundo a agência, a isenção temporária da bula em papel facilitará a logística dos remédios usados no combate à pandemia

  • Saúde | Do R7

Medida não contempla medicamentos vendidos em farmácias e drogarias

Medida não contempla medicamentos vendidos em farmácias e drogarias

Reprodução/Pixabay

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou, nesta quarta-feira (9), a isenção temporária da bula em papel de alguns medicamentos de uso restrito a hospitais, clínicas, ambulatórios e serviços de atenção domiciliar, como heparina e enoxaparina.

Ao invés da bula tradicional, os medicamentos terão um QR code ou um código de barras bidimensional na embalagem que direcionará o profissional de saúde, de forma digital, para a bula completa no site da Anvisa.

“Com a redução da quantidade de matéria-prima (papel e papelão) e a adoção de um processo de embalagem mais rápido e com menos complicações logísticas, espera-se dar maior celeridade à produção e à liberação dos medicamentos urgentes e essenciais no contexto da pandemia”, disse a agência por meio de nota.

A nova medida não contempla os medicamentos comercializados em farmácias e drogarias, que deverão vir acompanhados da bula impressa disponível dentro de todas as embalagens.

Últimas