Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Anvisa aprova registro do 1º remédio à base de maconha no Brasil

Medicamento já é aprovado em 28 países e chegará às farmácias em forma spray

Saúde|Do R7

Medicamento registrado no Brasil já é aprovado em 28 países
Medicamento registrado no Brasil já é aprovado em 28 países Medicamento registrado no Brasil já é aprovado em 28 países

Pela primeira vez, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o registro de um remédio à base de maconha no Brasil. O medicamento é o Mevatyl, composto por 27 mg/mL de THC (tetraidrocanabinol) e 25 mg/mL de CBD (canabidiol), canabinoides obtidos a partir da Cannabis sativa.

De acordo com a agência, o medicamento, registrado em outros países com o nome Sativex, chegará às farmácias na forma oral (spray). Sua comercialização será feita por tarja preta, assim, a compra só poderá ser feita por meio de prescrição médica, além da assinatura de um termo de consentimento do paciente. O produto será fabricado por GW Pharma Limited, do Reino Unido, mas será distribuído no Brasil pela Beaufour Ipsen Farmacêutica Ltda., localizada em São Paulo (SP). 

O medicamento é indicado para o tratamento sintomático da espasticidade (alteração no tônus muscular) de moderada à grave relacionada à esclerose múltipla.

Segundo a agência, o Mevatyl não é indicado para o tratamento de epilepsia, pois o THC, uma de suas substâncias ativas, possui potencial de causar agravamento de crises epiléticas. O remédio também não é recomendado para uso em crianças e adolescentes com menos de 18 anos de idade devido à ausência de dados de segurança e eficácia para pacientes nesta faixa etária. Ainda segundo a Anvisa, estudos clínicos mostram que a ocorrência de dependência com o seu uso é improvável. 

Publicidade

Casal obtém direito de cultivo de maconha em casa para fins medicinais

Antes de receber a aprovação no País, o remédio já era aprovado em outros 28 países, incluindo Canadá, Estados Unidos, Alemanha, Dinamarca, Suécia, Suíça e Israel.

Publicidade

Novas regras abriram caminho para aprovação

Em novembro a Anvisa havia aprovado uma regra que abriu caminho para o registro, produção e venda de medicamentos compostos por maconha no Brasil. Na decisão, os remédios a base de tetrahidrocannabionol (THC) e de canabidiol, substâncias presentes na planta, passam a ser considerados como de venda sob controle especial. Na ocasião, a agência também mudou as regras para tornar mais fácil a importação de produtos de canabidiol. A regra permite que pedidos novos possam ser analisados de forma prioritária, desde que apresentados todos os documentos necessários previstos no processo.

A liberação do uso do canabidiol no Brasil foi determinada pela Anvisa em 2015, depois de uma movimentação feita por familiares de pacientes, sobretudo crianças que apresentavam crises repetidas de convulsão.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.