Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Anvisa suspende lote de medicamento falso para o crescimento 

Remédio continha pó liofilizado injetável, nunca antes comercializado

Saúde|Do R7

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) apreendeu, nesta segunda-feira (9), o lote CE01105 do medicamento Hormotrop — hormônio do crescimento — em todo o território nacional. Segundo o Laboratório Químico Farmacêutico Bergamo, o remédio apresentava a substância Pó Liofilizado Injetável (12 UI), nunca antes comercializado pela empresa, sendo, portanto, falsificado.

Segundo a Anvisa, esta resolução entra em vigor na data de sua publicação suspendendo a sua utilização.

O principal composto do Hormotrop é a somatropina — forma sintética do hormônio do crescimento importante para o desenvolvimento dos ossos e músculos. Ela pode ser usada no tratamento de insuficiência do crescimento em crianças e adultos que carecem dessa substância naturalmente.

Anvisa mantém venda de emagrecedor sibutramina

Publicidade

Além disso, ela também pode ser prescrita para aqueles que sofrem de síndrome de Noonan (tipo de nanismo que causa o desenvolvimento anormal de várias partes do corpo), Turner (condição que impede a desenvoltura dos caracteres sexuais da mulher, como seios, pelos pubianos, além da altura), baixa estatura ao nascimento, entre outros.

O medicamento não deve ser indicado quando houver evidências de tumores ou lesões no interior do crânio. Em pacientes com diabetes e com hipotireoidismo, o Hormotrop deve ser utilizado com cautela.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.