Novo Coronavírus

Saúde Após 3 semanas de queda, mortes por covid-19 no Brasil sobem 6%

Após 3 semanas de queda, mortes por covid-19 no Brasil sobem 6%

Dados do Ministério da Saúde apontam que o País acumulou 5.322 em decorrência da doença respiratória na última semana

  • Saúde | Do R7

Casos da covid-19  no Brasil também voltaram a subir

Casos da covid-19 no Brasil também voltaram a subir

Cadu Rolim/Fotoarena/Estadão Conteúdo

O número de óbitos em decorrência da covid-19 no Brasil voltou a subiu na semana finalizada nesta quarta-feira (23), após três períodos consecutivos de queda.

De acordo com o Ministério da Saúde, o País acumulou 5.322 mortes na última semana, número 6% superior ao registrado na semana anterior. No período de 14 dias, no entanto, a quantidade de óbitos em decorrência da doença está 7% menor.

“Tínhamos um platô desde a 21ª semana da pandemia. A partir da 29ª, o número de novos óbitos vem diminuindo”, explicou o secretário de vigilância em saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, que classifica os avanços como "pequenos"..

Leia mais: Brasil tem 138.977 mortes por covid-19 e 4.624.885 casos da doença

A evolução do número de casos também voltou a subir no período, com 212.553 novos registros, quantidade 10% maior do que a da semana passada, quando foram contabilizados 192.687 casos.

"Quando você testa muito mais para uma doença que tem taxa de transmissão muito alta, você tem muito mais chances de identificar casos novos", justificou Medeiros. Ele vê também a possibilidade de que mortes passadas tenham sido contabilizadas apenas nesta semana.

“Nas últimas semanas tem ocorrido registros de casos e mortes que não estavam conclusos, As vezes você tem esse aumento, mas ele não representa necessariamente novos óbitos, mas porque houve um maior registro com casos que estavam inconclusos, até porque agora temos outros métodos de identificação”, completou o secretário.

Últimas