Novo Coronavírus

Saúde Área de Inspeção e fiscalização recomenda vacinas

Área de Inspeção e fiscalização recomenda vacinas

Fabrício Carneiro, gerente-geral de inspeção e fiscalização da Anvisa, recomenda aprovação da CoronaVac e da vacina de Oxford

  • Saúde | Do R7

Reunião da Anvisa vai decidir neste domingo o uso emergencial das vacinas

Reunião da Anvisa vai decidir neste domingo o uso emergencial das vacinas

Divulgação / Anvisa

Fabrício Carneiro de Oliveira, especialista em assuntos regulatórios e vigilância sanitária e gerente-geral de inspeção e fiscalização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomendou a aprovação do uso emergencial da vacina CoronaVac na área de Inspeção e fiscalização durante a reunião realizada neste domingo (17). 

Suzie Teixeira Gomes, gerente-geral de monitoramento de produtos da Anvisa, também recomendou a aprovação de uso emergencial das vacinas. O monitoramento, que será feito após a liberação do uso, apresentado pelas empresas, foi aprovado.

As vacinas já obtiveram a recomendação de autorização da área técnica (eficácia, segurança e qualidade) em apresentação anterior. A liberação do uso depende do voto dos cinco diretores da agência, sendo três votos suficientes para determinar a decisão, que deve ocorrer ao final da reunião. 

As análises da área de Inspeção e fiscalização foram feitas a partir da visita nas fábricas que desenvolvem as vacinas. Segundo ele, análises da vacinas anteriores indicaram o cumprimento de boas práticas de fabricação no Instituto Serum, na Índia, por isso não foi necessário, "nesse momento de uso emergencial" a inspeção in loco. 

Entre os itens avaliados estão controle de contaminação da vacinas, processo de fabricação e limpeza dos produtos.

Últimas