Novo Coronavírus

Saúde Associação mobiliza veterinários a emprestar respiradores 

Associação mobiliza veterinários a emprestar respiradores 

Entidade realiza cadastro de profissionais que aceitem ceder equipamentos para tratar covid-19. Há 200 à disposição, 30 deles são respiradores

  • Saúde | Do R7, com informações da Record TV

Há 200 equipamentos disponíveis, sendo 30 respiradores

Há 200 equipamentos disponíveis, sendo 30 respiradores

Reprodução/Record TV

A Associação Brasileira de Medicina Veterinária Intensiva organiza um cadastro de clínicas dispostas a emprestar máquinas aos hospitais caso o sistema de saúde entre em colapso por conta do aumento dos casos de novo coronavírus. Cerca de 200 equipamentos já estão disponíveis, sendo trinta deles respiradores.

Saiba como se proteger e tire suas dúvidas sobre o novo coronavírus

“Faço algumas cirurgias aqui, algumas eletivas, outras emergência. As de emergência ainda tenho como trazer um profissional de fora com equipamentos similares. As eletivas posso trasferir”, conta o veterinário Douglas Frigo. Na clínica dele há um único respirador e um monitor para acompanhar o estado de saúde do pacientes, avaliados em R$ 15 mil. Em todo o país, há 21 mil clínicas veterinárias.

Quase todos os equipamentos usados nas clínicas veterinárias originalmente foram desenvolvidos para humanos, por isso basta trocar os cabos, higienizar e calibrar as máquinas, enviá-las ao hospital e colocá-las em ação para salvar a vida de humanos.

“A gente tem tido relatos de cidades do interior onde não há respiradores”, conta Rodrigo Rabelo, da associação. “Não temos uma meta. Os 30 que já estão disponíveis podem salvar 30 vidas. “Na verdade, pode ser que não sirva pra ventilar pacientes com covid-19, mas pode servir pra ventilar outros pacientes que são menos graves”, complementa o médico intensivista Jorge Valiatti.

Últimas