Coronavírus

Saúde Brasil receberá 5,38 milhões de vacinas da Pfizer até domingo

Brasil receberá 5,38 milhões de vacinas da Pfizer até domingo

Entregas da companhia prosseguem até 22 de agosto, totalizando 17,6 milhões doses do imunizante desde o dia 1º

  • Saúde | Do R7

Pfizer tem dois contratos com o governo brasileiro de 100 milhões de doses cada

Pfizer tem dois contratos com o governo brasileiro de 100 milhões de doses cada

Denis Balibouse/Reuters

O Ministério da Saúde receberá até o próximo domingo (15) 5,38 milhões de vacinas contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech. Desde o dia 1º, a companhia norte-americana já enviou cerca de 9 milhões de doses, em uma previsão de 17,6 milhões até o próximo dia 22.

Nesta terça-feira (10) à noite, chega ao aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), mais um voo com 1 milhão de doses.

"Entre o final de agosto e setembro há a previsão da chegada de quase 52,4 milhões de doses – que fazem parte do primeiro acordo firmado no dia 19 de março e que contempla a disponibilização de 100 milhões de vacinas até o final do terceiro trimestre de 2021. O segundo contrato, assinado em 14 de maio, prevê a entrega de outras 100 milhões de doses entre outubro e dezembro", diz a Pfizer em nota.

As vacinas enviadas ao Brasil chegam de três fábricas da Pfizer, duas nos Estados Unidos (Kalamazoo e McPherson) e outra na Bélgica, em Puurs.

O Ministério da Saúde prevê 33,3 milhões de doses da Pfizer para agosto — a programação da farmacêutica para depois do dia 22 ainda não foi divulgada.

Além destas, devem ser entregues 10 milhões de doses da vacina da AstraZeneca, produzida pela Fiocruz, e 20 milhões de doses da CoronaVac, do Instituto Butantan.

O total de doses para o mês de agosto será o maior já recebido pelo ministério, 63,3 milhões.

O PNI (Programa Nacional de Imunizações) já enviou às unidades da federação 184,8 milhões de doses desde 17 de janeiro. Deste total, 153 milhões já foram aplicados.

Últimas