Saúde Brasil revela avanço em acordo com Pfizer por vacina contra covid-19

Brasil revela avanço em acordo com Pfizer por vacina contra covid-19

Segundo comunicado do Ministério da Saúde desta segunda-feira (7), dever ser compradas 70 milhões de doses, material a fornecido em 2021

  • Saúde | Do R7

Brasil deverá comprar 70 milhões de doses da vacina Pfizer/BioNTech

Brasil deverá comprar 70 milhões de doses da vacina Pfizer/BioNTech

Divulgação/BioNTech

O governo brasileiro anunciou nesta segunda-feira (7) que avança das tratativas com a empresa farmacêutica norte-americana Pfizer na intenção de comprar cerca de 70 milhões de doses da vacina fabricada em parceria com a BioNTech para imunizar a população ontra o novo coronavírus.

Leia também: Bolsonaro diz que Brasil ofertará vacina que for aprovada pela Anvisa

De acordo com um comunicado do Ministério da Saúde, o materia deverá ser fornecido em 2021. Os termos do acordo estão bem avançados e devem ser finalizados ainda no início desta semana com a assinatura do memorando de intenção.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recebeu no dia 26 de novembro os dados referentes aos estudos não-clínicos e clínicos de fase 1 e 2 da vacina. O órgão regulador tem até 20 dias para analisar os documentos, contados a partir da data do protocolo.

O governo federal vinha sinalizando que a temperatura de 70 graus negativos para armazenamento da vacina da Pfizer era uma barreira para incorporar o produto ao SUS (Sistema Único de Saúde).

No entanto, a Pfizer diz ter um plano para transporte e armazenamento das doses — uma embalagem para 5 mil doses, com temperatura controlada, que usa gelo seco. A vacina duraria 15 dias.

Últimas