Novo Coronavírus

Saúde Brasil tem 58 casos suspeitos de reinfecção por coronavírus

Brasil tem 58 casos suspeitos de reinfecção por coronavírus

Primeiro caso de reinfecção do país foi confirmado na quinta-feira (10) pelo Ministério da Saúde; trata-se de uma profissional de saúde de Natal

  • Saúde | Do R7

Para confirmar a reinfecção, é realizado sequenciamento genético do vírus

Para confirmar a reinfecção, é realizado sequenciamento genético do vírus

Reprodução / Pìxabay

O Brasil tem 58 casos suspeitos de reinfecção pelo coronavírus em nove Estados, segundo o Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (11). "As amostras coletadas estão em análise minuciosa nos três laboratórios de Referência Nacional para a covid-19", afirmou por meio de nota.

O primeiro caso de reinfecção do país foi confirmado pela pasta na quinta-feira (10). Trata-se de uma profissional de saúde de 37 anos de Natal, no Rio Grande do Norte, que contraiu a doença em junho e em outubro.

Leia também: AstraZeneca testará combinação de vacina britânica com Sputnik V

O caso foi confirmado por meio de exame de sequenciamento genético do vírus, realizado pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Rio de Janeiro, que apontou que a profissional de saúde foi contaminada por duas linhagens de vírus diferentes em um intervalo de 116 dias. Testes também indicaram que ela foi infectada, se curou e voltou a ser infectada pelo novo coronavírus.

"O caso reforça a necessidade da adoção do uso contínuo de máscaras, higienização constante das mãos e o uso de álcool em gel. O governo federal está buscando o mais rápido possível a vacina confiável, segura e aprovada pela Anvisa, para que todos os brasileiros que desejarem possam ser imunizados", afirmou o ministério.

O primeiro caso confirmado de reinfecção do mundo, de um homem de 33 anos Hong Kong, ocorreu em agosto.

Últimas