Saúde Campanha de vacinação contra gripe amplia faixa etária e inclui crianças de até 5 anos

Campanha de vacinação contra gripe amplia faixa etária e inclui crianças de até 5 anos

De acordo com governo federal, imunização vai de 22 de abril até 9 de maio

  • Saúde | Kamilla Dourado, do R7 em Brasília

 Serão distribuídas 53,5 milhões de doses da vacina disponíveis em 65 mil postos de vacinação

Serão distribuídas 53,5 milhões de doses da vacina disponíveis em 65 mil postos de vacinação

Thinkstock

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, apresentou, nesta quarta-feira (2), a campanha nacional de vacinação contra a gripe. A imunização será realizada de 22 de abril a 9 de maio em todo o País. A mobilização nacional será dia 26 de abril. 

Neste ano, serão vacinadas crianças de seis meses a cinco anos. Até o ano passado a campanha incluía apenas crianças de até dois anos. Serão distribuídas 53,5 milhões de doses da vacina disponíveis em 65 mil postos de vacinação em todo o País.

A mobilização de 2014 prioriza idosos, gestantes, mulheres em período de puerpério (até 45 dias após o parto), índios, profissionais de saúde e doentes crônicos, somando quase 50 milhões de pessoas.  

Inverno: hábitos simples ajudam a driblar gripes e resfriados

Segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro, em 2013, número de internação por gripe em crianças menores de cinco anos foi similar às internações de pessoas maiores de 60 anos. No  ano passado, 764 pessoas morreram no País por causa da gripe.

— Estamos identificando a possibilidade de reduzir casos graves e internações nessa faixa etária. Esse é um esforço que vale a pena, todos os recursos retornam para a população com o benefício da qualidade de vida.

Maioria das pneumonias não é consequência da gripe, alerta especialista

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina protege contra os vírus das chamadas gripe A/H1N1, gripe H3N2 e B.

Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, alerta para a importância de se vacinar antes do inverno, período em que há mais casos da doença.

— Primeiro passo para o inverno é se preparar, garantir a cobertura vacinal antes de a transmissão começar a se massificar. [...] A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações e óbitos.

Últimas