Gripe

Saúde Campanha de vacinação contra gripe termina nesta sexta-feira (9)

Campanha de vacinação contra gripe termina nesta sexta-feira (9)

Mesmo com término, imunização continuará sendo realizada até o fim das doses; cobertura vacinal não atingiu nem metade da meta

Vacinação da gripe foi ampliada a toda a população acima de 6 meses de idade

Vacinação da gripe foi ampliada a toda a população acima de 6 meses de idade

Marcelo Camargo/Agência Brasil

A campanha nacional de vacinação contra a gripe não será prorrogada, encerrando nesta sexta-feira (9), segundo o Ministério da Saúde. A pasta ressalta, no entanto, que a imunização continuará sendo realizada até o fim das doses. 

Desde segunda-feira (5), a vacinação, anteriormente restrita a grupos de risco, foi ampliada a toda população acima de 6 meses de idade. A cobertura vacinal da gripe até o momento é de 44,2%, menos da metade da meta, de 90%.

A pasta orienta que as pessoas do grupo de risco que ainda não se vacinaram ainda devem fazer a imunização. Integram esse grupo idosos acima dos 60 anos, professores, crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, membros das forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade.

Como as campanhas de vacinação contra gripe e contra covid-19 acontecem simultaneamente, o Ministério recomenda que se priorize a vacinação contra a covid-19 e, depois de um intervalo de 14 dias, administre a da gripe para evitar interferência na indução de resposta imunológica contra a covid-19. 

A campanha conta com mais de 80 milhões de doses de vacinas contra a influenza produzidas pelo Instituto Butantan, em São Paulo, segundo o Ministério. Cerca de 79 milhões de brasileiros integram o público-alvo, que foi contemplado em três etapas. Até quinta-feira (8), 36 milhões de pessoas haviam sido imunizadas.

Para realizar a vacinação, é preciso levar um documento com foto e, se possível, carteira de vacinação. Os locais e o horários devem ser consultados junto à prefeitura de cada cidade.

Últimas