Casos de covid-19 no mundo chegam a 13 milhões, diz universidade

Marca foi atingida menos de 1 semana depois de infecções chegarem a 12 milhões. EUA, Brasil, Índia, Rússia e Peru lideram nos números

Mundo chega a 13 milhões de casos de covid-19

Mundo chega a 13 milhões de casos de covid-19

Lucy Nicholson/Reuters - 18.5.2020

O mundo chegou nesta segunda-feira (13) nos 13 milhões de casos de coronavírus, 5 dias depois de registrar 12 milhões de infecções.

Liderando os contágios estão os Estados Unidos, com mais de 3,3 milhões de casos, seguido pelo Brasil, com 1,8 milhão de contágios. A Índia passou a Rússia na semana passada, com 878 mil casos, enquanto o país europeu tem 732 mil infecções.

Na América Latina, atual epicentro do coronavírus, o Peru aparece em 5º lugar no número de contágios, com 326 mil, seguido pelo Chile, com 315 casos. O México ocupa o quarto lugar no número de mortes totais por covid-19, com mais de 35 mil óbitos.

Apesar do continente americano ser a região mais afetada pela pandemia atualmente, parte dos países já está reabrindo a economia e suspendendo restrições antes de a doença ser controlada e dos picos de contágio serem atingidos.

Pelo mundo, o número de novos casos registrados diariamente segue batendo recordes, liderados pela quantidade de novas infecções registradas no Brasil, nos EUA e na Índia. Mesmo com os números elevados, os 3 países podem estar subnotificando os casos e óbitos e a quantia real de afetados pela pandemia pode ser maior, alertam especialistas.