Novo Coronavírus

Saúde Chinesa transmitiu coronavírus sem apresentar sintomas, diz estudo

Chinesa transmitiu coronavírus sem apresentar sintomas, diz estudo

Médicos registraram caso de mulher de 20 anos de Wuhan que infectou cinco parentes sem nunca ter apresentado qualquer sinal da doença

  • Saúde | Do R7

Coronavírus pode ser transmitido por pessoas assintomáticas

Coronavírus pode ser transmitido por pessoas assintomáticas

CDC/Reuters

Uma pesquisa de cientistas chineses indica que o novo coronavírus pode mesmo ser transmitido por pessoas que não apresentam sintomas da doença.

O estudo, publicado no Journal of American Medical Association, registra o caso de uma chinesa de 20 anos de Wuhan, epicentro do surto de Covid-19, que viajou para visitar a família em uma cidade a 675 km de distância e infectou cinco parentes sem nunca ter apresentado qualquer sinal da doença.

“Os cientistas têm perguntado se você pode ter essa infecção e não estar doente? Aparentemente, a resposta é sim ”, disse William Schaffner, especialista em doenças infecciosas do Centro Médico da Universidade Vanderbilt, à agência Reuters. Schaffner não participou do estudo.

Médicos testaram toda a família

Até o momento, há relatos esporádicos de indivíduos sem sintomas disseminando o vírus. A diferença neste estudo é que ele oferece uma espécie de experimento natural em laboratório, explicou Schaffner.

"Havia esse paciente de Wuhan, onde o vírus estava circulando, viajando para onde o vírus não estava. Ela permaneceu assintomática e infectou vários membros da família. O grupo de médicos percebeu imediatamente a situação e testaram todos.”

Schaffner disse que as principais perguntas agora são com que freqüência esse tipo de transmissão ocorre e quando, durante o período assintomático, uma pessoa pode testar positivo para o vírus.

Como a epidemia se comporta

Estas são respostas importantes para entender como a epidemia se comporta. Se a infecção demora a ser detectada em exames e, ao mesmo tempo, os sintomas podem não aparecer, pessoas que portam o coronavírus e não estão doentes acabam circulando por muito tempo sem restrições e transmitem o vírus.

A China relatou um total de 75.567 casos do vírus conhecido como Covid-19 à OMS (Organização Mundial da Saúde), incluindo 2.239 mortes, e o vírus já se espalhou para 26 países e territórios fora da China continental.

Últimas