Saúde Cientistas lançam diretrizes nacionais para a covid-19

Cientistas lançam diretrizes nacionais para a covid-19

Anesp e Observatório Covid-19 BR fazem campanha para ajudar gestores com atualizações e notícias verdadeiras sobre a pandemia

  • Saúde | Do R7

Guia pretende ajudar gestores a cuidar de políticas públicas na pandemia

Guia pretende ajudar gestores a cuidar de políticas públicas na pandemia

Joá Souza/Estadão Conteúdo - 6.7.2021

Desde novembro de 2019, quando o novo coronavírus apareceu a primeira vez lá em Wuhan, na China, cientistas e pesquisadores do mundo todo têm estudado horas para ajudar a descobrir como a população pode se prevenir e reduzir os efeitos devastadores da covid-19.

Com o objetivo de centralizar informações e ajudar população, gestores locais e agentes comunitários de saúde a se manterem atualizados sobre os cuidados com a pandemia, a Anesp (Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental) e o Observatório Covid-19 BR lançaram a campanha "Informar Prevenir Salvar". 

No site https://coronacidades.org/informarprevenirsalvar/ é possível encontrar diretrizes atualizadas sobre estudos novos e antigos, mas que ainda valem, sobre a doença. Os especialistas fizeram o primeiro guia completo de como lidar com o novo coronavírus no Brasil. 

Os especialistas receberam o apoio da Frente Nacional de Prefeitos, que passou informações que ajudaram a mapear as dificuldades encontradas pelos gestores em formular políticas públicas para a pandemia.

Os prefeitos das mais de 5.550 cidades brasileiras conseguem editar guias, cartazes, cartilhas e materiais de comunicação do site de acordo com a campanha regional. "Queremos oferecer apoio aos municípios nesse momento de atualização dos protocolos, facilitando a chegada de informações no comércio, postos de saúde, restaurantes, parques e na casa de todos”, afirma Pedro Pontual, Presidente da Anesp. 

Além de gestores e agentes de saúde, a população em geral consegue informações verdadeiras sobre vacinas, diretrizes de locais abertos e fechados, diferença de testes, combate às fake news, explicações sobre os diferentes tipos de máscaras e demais novidades sobre o que a ciência já aprendeu sobre o novo coronavírus.

Últimas