Coronavírus: Espanha tem mil casos novos em um dia e 300 mortes

Total de pessoas infectadas subiu para 8.744 nesta segunda-feira (16) - mais da metade está em Madrid; governo declarou estado de alerta

Funcionários do Hospital de Igualada, Barcelona, estão isolados

Funcionários do Hospital de Igualada, Barcelona, estão isolados

Susanna Saez/ EFE - 16.03.2020

O número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus na Espanha subiu para 8.744 nesta segunda-feira (16), cerca de mil a mais nas últimas 24 horas, representando um aumento de 25% por dia.  No total, são 297 pessoas mortas, uma delas é um jovem de 21 anos que sofria de leucemia.

Mais da metade dos infectados, 4.695, está em Madri, disse o diretor do Centro de Emergências e Alertas de Saúde, Fernando Simon, hoje, em entrevista coletiva, destacando que 521 pacientes superaram a doença e tiveram alta médica.

Leia também: Na China, 86% das infecções por coronavírus não foram registradas

A taxa de letalidade de casos do vírus está atualmente em torno de 3%. Cerca de 40% dos pacientes estão hospitalizados e 410 pessoas estão em unidades de terapia intensiva, mais de 60% delas na região de Madri.

A propagação do vírus obrigou as autoridades regionais do País Basco, no norte, a adiar as eleições regionais convocadas para o próximo dia 5 de abril, confirmaram fontes dos principais grupos políticos à Agência Efe.

Leia também: Casos de covid-19 já são maiores fora da China, origem da pandemia

A Espanha acordou hoje com ruas vazias, lojas fechadas, exceto as de primeira necessidade, e as vias de acesso às grandes cidades com muito pouco tráfego, no primeiro dia útil desde o último sábado quando o governo declarou estado de alarme pela expansão do coronavírus.

Os 47 milhões de habitantes do país estão cumprindo as instruções das autoridades de não circular nas ruas e não usar transporte público, exceto por estrita necessidade.

Leia também: Casos do novo coronavírus dobram a cada três dias na França

Para garantir a segurança e o cumprimento das ordens, a polícia nacional e municipal, bem com a guarda civil e unidades do Exército, estão espalhadas por todo o país.