Coronavírus: hipertensão, mesmo controlada, é fator de risco

Pessoas que fazem uso correto dos medicamentos, se exercitam e cumprem a dieta adequada possuem mais força imunológica contra a doença

Covid-19 pode descompensar hipertensão, mesmo se estiver controlada

Covid-19 pode descompensar hipertensão, mesmo se estiver controlada

Pixabay

Pessoas hipertensas que estão com a doença controlada e fazem o tratamento adequado possuem menos chance de desenvolver um quadro grave da covid-19 em comparação com as que não seguem as recomendações médicas, afirma a infectologista Glória Brunetti, do pronto-socorro do Hospital Emílio Ribas.

Mas ela alerta que, devido a lesões vasculares anteriores ou microlesões causadas pela pressão alta, o risco de complicação da covid-19 existe.

“É lógico que se o corpo está mais fortalecido, mais disciplinado e mais saudável, as chances de sobrevida aumentam. Se essa pessoa se contamina com um outro agente infeccioso, vai ter menos chance de complicação.”

Leia também: Obesos precisam ter cuidados especiais contra o coronavírus

O hipertenso é considerado grupo de risco para a covid-19 e deve seguir os protocolos de prevenção, cumprindo o isolamento social e medidas de biossegurança.

O infectologista Marcos Cyrillo, diretor da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia), explica que a covid-19 pode desencadear uma descompensação da pressão, mesmo em quem faz o tratamento adequado.

“A covid-19 pode piorar tudo, seus rins, seu coração, seus pulmões. Ela causa uma inflamação dos órgãos e pode ter um agravamento das doenças preexistentes.”

Saiba mais: Fator de risco para covid-19, hipertensão atinge camadas mais pobres

Segundo o médico, mesmo após uma possível recuperação da covid-19, é necessário que os pacientes fiquem vigilantes acerca das doenças crônicas que possuem.

*Estagiária do R7 sob supervisão de Deborah Giannini

Até estátuas ganham máscaras para promover prevenção à covid-19: