Amazonas registra primeira morte pelo novo coronavírus

Paciente de 49 anos foi internado em Manaus no último sábado; com isso, total de vítimas fatais da covid-19 chegou a 47 em todo o país

Amazonas registra primeira morte pelo novo coronavírus

Paciente estava internado em Manaus

Paciente estava internado em Manaus

Reuters/Christian Hartmann - 24.03.2020

Um homem de 49 anos  diagnosticado com o novo coronavírus morreu no início da noite desta terça-feira (24) no Hospital e Pronto Socorro Delphina Aziz, na zona norte de Manaus. Com isso, o total de vítimas fatais da covid-19 chegou a 47 no Brasil.

Proveniente de Parintins, ele foi para Manaus em UTI aérea e foi internado no Delphina Aziz no último sábado (21) com quadro de insuficiência respiratória com grave comprometimento pulmonar.

O paciente era portador de hipertensão arterial sistêmica. No último domingo, ele sofreu uma parada cardiorrespiratória, mas foi prontamente socorrido e estabilizado, sendo acompanhado pela equipe médica na Unidade de Terapia Intensiva do Delphina.

Nesta terça-feira, no entanto, ele sofreu parada cardiopulmonar, instabilidade hemodinâmica [quando a pressão arterial fica irregular] e nova parada cardiorrespiratória. Os médicos tentaram reanimar o paciente, mas o homem não resistiu e morreu no início da noite.

Coronavírus no Brasil

No fim da tarde desta terça-feira, o Ministério da Saúde já tinha contabilizado 46 mortes relacionadas ao novo coronavírus e 2.201 casos confirmados em todo o país.

O estado de São Paulo tem 810 casos confirmados e 40 mortes. Em seguida, aparece o Rio de Janeiro, com 305 confirmações e seis óbitos.

Veja o número de casos confirmados por unidade da federação:

São Paulo: 810
Rio de Janeiro: 305
Ceará: 182
Distrito Federal: 160
Minas Gerais: 130
Santa Catarina: 107
Rio Grande do Sul: 98
Bahia: 76
Paraná: 65
Amazonas: 47
Pernambuco: 42
Espírito Santo: 33
Goiás: 27
Mato Grosso do Sul: 23
Acre: 17
Sergipe: 15
Rio Grande do Norte: 13
Maranhão: 8
Alagoas: 7
Tocantins: 7
Mato Grosso: 7
Piauí: 6
Pará: 5
Paraíba: 3
Rondônia: 3
Roraima: 2
Amapá: 1

Hoje faz exatamente quatro semanas desde que foi confirmado o primeiro caso de covid-19 no país, e uma semana desde a primeira morte pela doença.

Na última sexta-feira, o Ministério da Saúde informou que existe transmissão comunitária do vírus em todo o país. Todas as unidades da federação têm casos confirmados da doença.

São Paulo, estado com maior número de diagnósticos confirmados de infecção por coronavírus, tinha, até ontem, 70 pacientes internados em unidades de terapia intensiva, informou mais cedo o secretário estadual da Saúde, José Henrique Germann.