Coronavírus MG pode receber mais doses da vacina contra covid na segunda (25)

MG pode receber mais doses da vacina contra covid na segunda (25)

Secretário de Saúde acredita que MG deve receber cerca 680 mil doses da Coronavac e da vacina fabricada na Índia

MG pode receber mais 680 mil doses em breve

MG pode receber mais 680 mil doses em breve

Pedro Gontijo / Imprensa MG

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, acredita que Minas deve receber mais doses de vacinas contra a covid-19 a partir da próxima segunda-feira (25).

Em entrevista coletiva realizada na manhã desta sexta feira (22), o secretário disse acreditar que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) vai liberar, ainda hoje, o uso emergencial de mais 4,8 milhões da Coronavac armazenadas pelo Instituto Butantan.

Veja: "Confio 200% na vacina e quem não quer vacinar é burro", diz Kalil

Além disso, há a expectativa da chegada de 2 milhões de doses da vacina desenvolvida pela Oxford/AstraZeneca e fabricada pelo Instituto Serum, na Índia. Amaral disse que Minas deve receber cerca de 10% dessas doses.

— São 4,8 milhões da Coronavac e outras 2 milhões da AstraZeneca. Com isso, a gente acredita que Minas deve receber 10% dos imunizantes, cerca de 680 mil doses.

Vacinação

De acordo com o secretário de Saúde, a vacina fabricada no Instituto Serum permite que a segunda dose seja aplicada em até 60 dias, contra 21 da Coronavac. Isso permitiria que o Estado aplicasse todas as doses de uma vez, sem precisar guardar as doses destinadas à segunda aplicação.

— Se a gente tiver certeza que vamos receber a quantidade certa de doses em 60 dias, podemos aplicar tudo. Mas é preciso ter certeza, pois a eficácia vem com as duas doses.

*Estagiário do R7 sob a supervisão de Flavia Martins y Miguel.

Últimas