Novo Coronavírus

Saúde Covid-19: Brasil tem 100 mil exames não contabilizados, diz Ministério

Covid-19: Brasil tem 100 mil exames não contabilizados, diz Ministério

Wanderson Oliveira, secretário de Vigilância em Saúde da Pasta, explicou que laboratórios da rede privada não têm alimentando base nacional

  • Saúde | Do R7

Brasil tem 7.921 mortes e 114.715 casos confirmados de covid-19

Brasil tem 7.921 mortes e 114.715 casos confirmados de covid-19

CLAUDIO FURLAN/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO

Wanderson Oliveira, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, confirmou nesta terça-feira (5) que cerca de 100 mil exames de covid-19 permanecem sem diagnóstico no Brasil. A estimativa divulgada por ele oferece um panorâma, ainda que prévio, da subnotificação de casos no país. 

"É verdade que ainda não temos dados de todos os laboratórios privados. Os da rede Sabin, de Brasília, estão alimentando a base nacional. Mas isso não acontece com todos, e nós sabemos que pelo menos as grandes redes têm mais de 100 mil exames que não entraram no sistema e quantos são positivos", explicou. 

O secretário disse, no entanto, que a maioria das pessoas que tiveram contato com o novo coronavírus já estão curadas, mesmo que não tenham sido hospitalizadas. "Nós podemos dizer que a maciça maioria das pessoas estão recuperadas, porque nós não estamos monitorando as pessoas que estão em casa e que tiveram covid-19. Muitas estiveram neste contexto", lembrou Wanderson Oliveira. 

O governo federal estima que 48.573 pessoas já tenham se recuperado da doença, enquanto mais 58.573 casos continuam ativos, em acompanhamento. Há ainda 1.579 óbitos em investigação.

Últimas