Novo Coronavírus

Saúde Covid-19: Butantan faz teste 'padrão ouro' gratuito em shopping de SP

Covid-19: Butantan faz teste 'padrão ouro' gratuito em shopping de SP

Exame RT-PCR é considerado referência pela OMS para diagnóstico da infecção pelo coronavírus; ação é feita por 5 dias, no  esquema drive-thru

Técnicos do Butantan coletam amostras para o teste RT-PCR no shopping SP Market, em são Paulo

Técnicos do Butantan coletam amostras para o teste RT-PCR no shopping SP Market, em são Paulo

Reprodução/Instituto Butantan

O Instituto Butantan realiza testes gratuitos do tipo RT-PCR, considerado "padrão ouro" para o diagnóstico da covid-19, no estacionamento do shopping SP Market, na zona sul da cidade de São Paulo. A ação começou na quinta-feira (30) e vai até segunda-feira (3), das 8h às 17h.

Os exames são feitos no esquema drive-thru: as pessoas permancem dentro de seus carros enquanto técnicos do instituto fazem a coleta de amostras para a testagem. Não é preciso marcar horário. Os participantes recebem uma senha, de acordo com a ordem de chegada no local, e preenchem um formulário. Podem ser feitos até 200 testes por dia.

Leia também: Butantan planeja produzir 240 mi de doses da vacina contra coronavírus

As amostras para esse tipo de exame são retiradas do nariz ou da boca com um instrumento chamado swab, que se parece com um cotonete gigante. As análises serão feitas no laboratório do Butantan e os resultados serão enviados no prazo de até 72 horas, por e-mail.

A ação é voltada para pessoas assintomáticas. Dimas Covas, diretor do instituto, afirma que a iniciativa "ainda é um piloto, mas visa democratizar o acesso ao teste" e poderá ser ampliada caso seja bem-sucedida.

O teste de biologia molecular RT-PCR é indicado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como "padrão ouro" para diagnosticar a infecção pelo novo coronavírus. Ele detecta a presença do material genético viral.

Leia também: Teste rápido de farmácia pode ser impreciso e requer cautela

"Ele identifica uma sequência do material genético do vírus. Então, consegue pegar a doença bem no início, antes do aparecimento de sintomas", explicou Alessandro dos Santos Farias, professor do Instituto de Biologia e Coordenador da Frente de Diagnóstico da Força-Tarefa de enfrentamento ao novo coronavírus da Unicamp, em entrevista ao R7.

A sigla RT-PCR significa "reação em cadeia da polimerase acoplada a transcriptase reversa". Na prática, isso significa que o RNA - material genético do vírus - é transformado em DNA e ampliado para depois ser detectado.

Últimas